Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Saúde

Ainda tem dúvidas? Saiba quais são os sintomas da covid-19

A orientação das autoridades de saúde é que as medidas de prevenção sejam rotineiras

11 julho 2020 - 15h15Por Nathalia Pelzl

Há quase seis meses, a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil. Neste período, a doença causou mais de 65 mil mortes e muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre os sintomas da doença. 

Os principais sintomas atribuídos à doença covid-19 são tosse seca persistente, febre e cansaço, contudo, em razão das observações feitas por médicos de diversos países e de um número elevado de estudos internacionais recentes, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos decidiu incluir seis novos sintomas na lista que se atribui à Covid-19. 

São eles tremores e calafrios que não somem, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e perda recente de olfato ou paladar. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS)  destaca que febre, tosse seca e fadiga são as principais formas que a covid-19 se manifesta. Além disso, segundo a OMS, alguns pacientes podem desenvolver também dores no corpo, congestão nasal, dor de garganta ou diarreia.

Em todo caso, a OMS e CDC orienta que, casos os sintomas sejam graves, procure uma unidade de saúde. A orientação das autoridades de saúde é que as medidas de prevenção sejam rotineiras, como lavar as mãos com frequência, evitar levá-las aos olhos, nariz e boca, usar o álcool gel para higienizar as mãos quando não for possível lavá-las e manter as superfícies da casa limpas.