A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

09/11/2015 14:17

A+ A-

Apenas 25% do brasileiros ingerem a quantidade recomendada de frutas

Apesar da comprovação da ação benéfica à saúde humana, as frutas são pouco ingeridas pela população brasileira, segundo apontam dois estudos realizados em 2014, um da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), outro da Universidade de São Paulo (USP). Apenas 50 milhões de pessoas, ou seja, 25% da população ingere a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana.


De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Tom Prado, há uma soma de fatores para a pouca ingestão de frutas no país, tais como: hábito, falta de informação, concorrência com os outros tipos de alimentos em razão de praticidade, como os industrializados, e os altos custos de logística e transporte. “Também há muitos mitos e ruídos sobre a segurança do alimento in natura, junto aos consumidores brasileiros. A conjunção desses fatos faz que o consumo seja pequeno, infelizmente”, observa. Para Prado, antes de qualquer ação, é preciso restabelecer a confiança do consumidor, em seguida, ações de marketing para ampliar o consumo, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).


O presidente da Comissão lembra que hoje o apelo em torno das frutas, verduras e hortaliças ainda é a questão de saúde pública, pois a recomendação médica é comer mais para o bem estar físico. No entanto, Prado acredita que a informação para incentivar o consumo no Brasil deve focar mais em ofertar frutas com maior conveniência, melhor sabor, melhor aparência, maior frescor e preços competitivos, mesmo tendo frutas e verduras de todos os preços e para todos os tipos de mercado. “São alguns dos aspectos possíveis para atuarmos no crescimento do consumo das frutas, pois todos os dias as pessoas se alimentam até se satisfazer”, frisa.


Outro ponto que prejudica o consumo das frutas é a questão de logística no Brasil. Tom Prado explica que nosso país é bem servido de rodovias, mas algumas com problemas de manutenção e altos custos. “A crise econômica diminui o consumo geral de tudo o que afeta diretamente no aumento dos custos de distribuição”, comenta.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024