Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Saúde

Bebê de 12 dias morre depois de receber beijo de adulto com herpes

Menina morreu devido a complicações decorrentes de uma infecção pelo vírus da herpes, adquirido via beijo

06 novembro 2018 - 09h22Por Da redação / OCP

A morte de uma bebê recém-nascida, de apenas 12 dias, acendeu um sinal de alerta nos Estados Unidos sobre o cuidado no contato direto com crianças por parte de quem carrega doenças contagiosas — ainda que em escala menor. Em relato feito no Facebook, a norte-americana Presley Trejo contou que sua filha Emerson Faye faleceu após ter sido tocada e beijada por pessoas que a transmitiram o vírus da herpes simples (HSV).

Embora seja considerada uma infecção “comum” entre adultos, a herpes pode ser fatal para bebês, pois os pequenos ainda não apresentam sistema imunológico completamente formado. Foi o que ocorreu com a pequena Emerson.

“Todos precisam conhecer o que esse vírus faz com crianças e suas famílias. Pessoal, parem de beijar bebês que não são seus. Lavem suas mãos quando se aproximarem de recém-nascidos. Eu já tinha visto histórias de outras crianças morrendo por causa do mesmo vírus, mas nunca imaginei que aconteceria comigo. Desta vez, aconteceu”, escreveu Presley em seu perfil na rede social.

O relato, segundo a mãe, foi postado para alertar as pessoas que o vírus pode estar presente no organismo das pessoas sem se manifestar. E mesmo no estágio latente, pode ser repassado ao bebê.

“Você espalha o vírus por meio da saliva e quando ele atinge o bebê, vai para o seu corpo muito rápido. Ataca primeiro o cérebro e se manifesta como uma meningite”, relata Presley. “Ela sobe direto ao cérebro e então se espalha por todos os órgãos. Acontece tão rápido que você nem repara que seu filho está doente”, acrescenta.

A postagem foi divulgada no dia 26 de outubro, mais de três meses após a morte da menina. Segundo a mãe, a garotinha nasceu em 25 de julho e faleceu no dia 6 de agosto.