Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Outubro Rosa

Cardiologistas abraçam o mês de combate a doenças em mulheres

Pelo menos três casos identificados como graves serão selecionados para um check up completo

22 outubro 2018 - 10h01Por Assessoria

Cresce incidência de doenças cardiovasculares no público feminino e profissionais do Hospital do Coração fazem campanha nesta semana, em Campo Grande, para conscientização da população

Médicos cardiologistas, enfermeiros e nutricionistas do Hospital do Coração abraçaram a campanha Outubro Rosa e vão oferecer às mulheres nesta semana, em Campo Grande, atendimentos de graça, orientações e pelo menos três casos identificados como graves serão selecionados para um check up completo (com exames e acompanhamento gratuitos), para redução de doenças cardiovasculares e mortalidades femininas. Na quinta (25/10), a equipe estará das 9h às 15h no Espaço & Vida, dentro do Pátio Central, no shopping do centro. Já, na sexta-feira (26/10), em frente ao hospital, na Rua Cândido Mariano, 1703, das 8h às 12h.  

A iniciativa da ação surgiu, após a constatação de que os problemas cardíacos vêm afetando homens e mulheres e, para elas, têm sido fatais. Os homens sofrem três vezes mais infartos, mas as mulheres morrem mais do coração. De acordo com pesquisa do Instituto de Ensino HCor, de cada dez mortes provocadas por doenças do coração no Brasil, quatro são mulheres. Realidade apontada em estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 17,5 milhões de pessoas que morrem por ano devido a doenças cardiovasculares, 8,5 milhões são mulheres. “O coração da mulher é diferente. Por isso, além da prevenção contra o câncer de mama, útero e ovário, nós devemos alertá-las de que é preciso observar os motivos que levam às doenças cardiovasculares e criar rotina anual de check-up cardiológico como com os exames ginecológicos e de mama”, explicou a médica cardiologista Sandra de Andrade, da equipe do Hospital do Coração.

Para Sandra de Andrade, a sociedade necessita de informações sobre o que o estresse do dia-a-dia poderá influenciar no desenvolvimento de problemas cardiovasculares às mulheres. Há 50 anos, esse número não chegava a 10%. “O que mudou para doença do coração atingir às mulheres? As possíveis causas são o novo estilo de vida. Rotina agitada com dupla e até tripla jornada, pressões familiares e tensões profissionais. Muitas não encontram tempo para atividades físicas e não se alimentam de maneira adequada”, explicou a médica.

A cardiologista informa que o sedentarismo e a má alimentação poderão levar ao sobrepeso e à obesidade, o que contribuem para as doenças cardiovasculares. E, nas mulheres, a atenção deve ser redobrada, principalmente a partir dos 40 anos. “A recomendação é fazer uma avaliação por ano com cardiologista, porque os infartos são mais frequentes no climatério e após a menopausa”, justificou a médica Sandra de Andrade.

Por esses fatores, de acordo com a médica, a equipe do Hospital do Coração vai colocar à disposição profissionais para aferição de pressão, dos batimentos cardíacos e com orientações nutricionais sobre o índice de massa corporal e índice de circunferência abdominal. “Nesses dois dias de atendimentos, vamos verificar as condições de saúde de pessoas que forem ao local e três casos considerados mais urgentes, vamos conceder check ups completos no Hospital do Coração”, informou.

Espaço & Vida

O Hospital do Coração, em parceria com Pátio Central, ficará no Espaço & Vida. No local, haverá ainda o Instituto Sangue Bom para incentivo a doações de sangue e de cadastros de medula óssea e outras empresas parceiras com serviços gratuitos de estética, como testes de glicemia capilar, avaliação da face e corte de cabelo.

Mais informações: 99205 6027