A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

24/10/2020 11:40

A+ A-

Cassems é parceira em pesquisa eficácia da vacina BCG contra o novo Coronavírus

Trabalho é realizado em conjunto com a Fiocruz, uma das entidades de Saúde mais respeitadas do Brasil

A partir da próxima segunda-feira, 26 de outubro, a Caixa de Assistência dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul – Cassems – iniciará uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, para o desenvolvimento de uma pesquisa que visa avaliar a eficácia da vacina BCG contra o novo coronavírus. A BCG uma das quatro vacinas contra covid-19 que está sendo testada em todo o mundo e já é utilizada em larga escala no combate à tuberculose. Segundo o coordenador da pesquisa no Estado, o médico infectologista Júlio Croda, em Campo Grande a expectativa é que os testes alcancem pelo menos dois mil profissionais da área de saúde, atuantes nas linhas de enfrentamento à Covid-19. 

De acordo com o médico, os profissionais que se voluntariarem a receber a vacina passarão por entrevista e testagem sorológica e serão acompanhados pela equipe de pesquisa por até um ano, por meio de ligações telefônicas semanais. Caso apresentem algum sintoma sugestivo de Covid-19, os voluntários poderão fazer a coleta do swab nasal para avaliar a presença do vírus. Retornos trimestrais serão agendados para verificar a presença de possíveis infecções assintomáticas através de sorologia.

O estudo, chamado de BTB (Brace Trial Brasil), irá vacinar 10 mil voluntários em todo o mundo. No Brasil, apenas os estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul foram escolhidos para a realização dos recrutamentos. Além do Brasil, países como Austrália, Reino Unido, Espanha e Holanda também fazem parte da pesquisa. O lançamento oficial dos trabalhos da equipe de pesquisadores será na próxima segunda-feira, às 8h, no auditório do Hospital Cassems de Campo Grande.

(com assessoria)

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias