domingo, 13 de julho de 2025

Busca

domingo, 13 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

24/11/2014 10:32

Com 2,3% dos focos, Jacy e Taquarussu começam ação para combater dengue

Ação

Após começar pelo Bairro Guanandi, a ação de combate à dengue e a febre chikungunya continua nesta segunda-feira (24) nos Bairros Jacy e Taquarussu. De acordo com o chefe do Serviço de Controle da Dengue, Alcides Ferreira, foram registrados 2,3% de casos, somente nessas regiões.

Para combater esse alto índice os moradores dos bairros Jacy e Taquarussu receberam um comunicado nesta semana, sobre a retirada de materiais que possam acumular água.  

Diferente do que aconteceu na primeira ação, Alcides, comentou que agora os agentes vão entrar nas casas e ajudar a identificar o que precisa ser retirado. "No Guanandi entregamos apenas o panfleto informativo, com as multas e como se prevenir. Aqui no Jacy e Taquarussu vamos mudar essa abordagem", comentou.

                         Foto: Deivid Correia

Com isso será uma semana de orientação, onde as mais de 4.939 mil residências e comércio vão ser receber os 80 agentes, para ajudar a identificar o que precisa ser retirado  até dia 30 de novembro, e terão o prazo para retirar produtos que acumulem água e colocar nas ruas dia 1 de dezembro as maquinas começam da Avenida Manoel da Costa Lima, recolhendo os entulhos.

Foto: Deivid Correia

Moradora e comerciando do bairro a mais de cinco anos, Dona Neiza Gonçalves Queiroz, de 54 anos, disse ao TopMídiaNews que ações como esta na região é de suma importância. Ela que já teve dengue, reclama da falta de cuidado de alguns vizinhos. "Conheço algumas pessoas que não tem o menor respeito, sabem dos riscos e mesmo assim mantêm a casa suja. Acredito que com a visita dos agentes isso vai diminuir esse índice no bairro."

Na rua Brigadeiro Machado onde foi lançada a iniciativa, uma casa em bom estado, mas abandonada gera dor de cabeça pra quem mora perto. "Aqui tem uma piscina que chega a ficar verde, tem cacos de vidros nos muros, para impedir a ação de bandidos, e isso acumula água", comentou uma das vizinhas que preferiu não se identificar.

 Foto: Deivid Correia

As agentes de Saúde informaram que nessa situação, quando a casa está fechada e apresenta riscos o morador vai ser notificado, e terá um prazo para abrir a residência para realizar a limpeza. Se isso não ocorrer a multa pode ser aplicada, variando de R$1.721,50 a R$ 6.884. 

Segundo o chefe de controles de dengue, caminhando junto com essa ação, os agentes também vão identificar focos dos mosquitos transmissores da Leishimaniose, "Toda matéria orgânica que tiver possibilidade do criadouro vamos retirar".

Nessa ação os agentes não vão retirar os entulhos e galhos que causaram transtorno na via. " A nossa única restrição é poda de arvore, que atrapalha as equipes, mas todo material que acumule água, caixa, plástico, geladeira, estamos acoplando as ações" salientou Alcides.

Ação dura em média uma semana, e para que o trabalho possa fluir os agentes vão delimitar  áreas, começando pela Manoel da Costa Lima, Bandeirantes, Avenida Ernesto Geisel e fechando na Salgado Filho.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias