PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

30/07/2019 17:00

A+ A-

Com 36 mil casos por ano no país, Campo Grande recebe mutirão para prevenção do câncer colorretal

Mutirão acontece no Hospital Regional, em Campo Grande, até o dia 3 de agosto

O câncer colorretal, apesar de prevenível, tem 36 mil casos por ano no Brasil, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Mas, o que é colonoscopia? O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Regional (SOBED) MS, Antônio Gentil, explica.

“A colonoscopia é um exame que permite a análise do reto, cólon o íleo terminal. A colonoscopia ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. A colonoscopia é a forma mais segura para identificar possíveis lesões e tumores colorretais”, destaca.

Pensando em diminuir esses números e conscientizar a população, a SOBED realiza um mutirão até o dia 3 de agosto em Campo Grande, no Hospital Regional. Além disto, a ação acontece em outras 14 cidades do país.

O especialista reforça que o exame permite o diagnóstico precoce da doença, permitindo assim um tratamento mais adequado.  Ainda segundo ele, para a realização do exame é necessário um preparo.

“A colonoscopia é um exame que exige um preparo prévio e só serão atendidos pacientes pré-selecionados na rede pública de saúde”, defende.

Entre os objetivos da ação, um dos principais é chamar a atenção do poder público para a criação de um programa nacional de prevenção da doença.

Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, o atendimento vai funcionar da seguinte forma: pacientes que já estão internados na unidade e que receberem o pedido do médico vão direto no setor responsável.

Já os novos pacientes que desejam fazer o exame precisam do pedido do exame regularizada pelo SISREG, por exemplo, passa pela unidade básica de saúde, o médico faz o pedido, coloca no sistema e, posteriormente recebe a ligação para agendar o exame.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024