TCE JUNHO 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
segunda, 27 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Saúde

Com Guia Lopes no radar da covid-19, governo se preocupa com leitos de UTI no sudoeste de MS

Secretaria alerta que pode recorrer às forças de segurança pública para manter a população de quarentena

11 maio 2020 - 11h07Por Diana Christie

Com um aumento muito grande dos casos de covid-19 na região de Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bonito, a Secretaria de Estado de Saúde está preocupada com a ausência de leitos de UTI no sudoeste de Mato Grosso do Sul.

“Se medidas não forem adotas e acertadas entre o gestor estadual, no caso a secretaria estadual de Saúde, e os municípios, nessa verdadeira construção de unidade, podemos ter um quadro mais caótico”, alertou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (11) mostra crescimento de casos na região, que já vem afetando a cadeia da carne com o fechamento de frigoríficos pela contaminação de funcionários. Guia Lopes da Laguna é a campeã de casos proporcionais ao número de habitantes.

Para evitar mais mortes, o governo vai encaminhar ventiladores pulmonares para essas cidades, para que pacientes graves possam ser transportados para Campo Grande, município de referência nos atendimentos de saúde para a região.

Geraldo Resende também ressaltou o crescimento expressivo do contágio em Ribas do Rio Pardo, onde a indústria da celulose pode parar também. Ainda, destacou que o governo já mobiliza as forças de segurança pública para manter as pessoas na quarentena, caso seja necessário.

Por fim, o secretário de saúde destacou a preocupação com a região leste de Mato Grosso do Sul, em especial Brasilândia, que teve um surto significativo por conta de uma confraternização familiar. Ao menos lá, a população tem leitos de UTI disponíveis em Bataguassu e Três Lagoas, que dão suporte para a cidade.