domingo, 16 de março de 2025

Busca

domingo, 16 de março de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

há 5 dias

Congresso Internacional "Autismo Sem Fronteira" reúne especialistas para debater o TEA em MS

Ponta Porã será o centro das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista

Mato Grosso do Sul será o centro brasileiro para os debates sobre autismo com os maiores especialistas do país. O Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira vai reunir profissionais do estado e de diferentes regiões do país, das mais variadas áreas da ciência, para transmitir conhecimento sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista. O Congresso acontecerá no dia 15 de março em Ponta Porã.

Por ser um transtorno, o autismo não tem uma característica específica e se manifesta em diferentes graus, e de diversas maneiras, e não pode ser tratado como uma doença. O autismo não tem ligação direta com a genialidade de uma criança ou com a deficiência intelectual. 

A intervenção, os processos terapêuticos e os tratamentos, tanto na rede pública, quanto na rede privada, ainda estão aquém do ideal, segundo os especialistas. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, há 13 anos não se forma novos profissionais nas áreas de fonoaudiologia e fisioterapia ocupacional, duas profissões de extrema importância no tratamento do autismo. 

O Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira acontecerá no Majestic Hall, em Ponta Porá, no dia 15 de março de 2025, e mais de 1.500 pessoas já estão inscritas. 

Palestrantes 

Dr. Paulo Liberalesso – Médico Neuropediatra. Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana.

Emília Gama – Assistente Social Especialista em Saúde Mental e TEA. 

Marina de Castro Fregnan – Fonoaudióloga Especialista em Linguagem, TEA e Neurofuncional.

Talita de Cássia Ramos Pazeto – Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. 

Júlia Sargi – Psicóloga e Analista do Comportamento.

Cláudia Dantas – Psicóloga Especialista em Neuropsicologia e em Reabilitação Neuropsicológica. 

Yasmin Sayegh – Psicóloga 

Naina Dibo – Mãe atípica e Presidente da Associação Nacional PRO D TEA.

Alexandre Figueiredo de Araújo – PRF e gerente do projeto PRF Amigos dos Autistas.

Raíssa Duailibi – Advogada Especialista em Direito da Saúde e Defesa dos Direitos dos Autistas.

Isabella Turatti Oliveira – Terapeuta Ocupacional 

Letícia Santos – Psicomotricista e Profissional de Educação Física

Willian Farias Mariano – Fisioterapeuta Neuropediátrico

A OAB MS realiza o Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, que por meio de uma equipe de advogados sensíveis a causa, abraçou a ideia e está levando para Ponta Porá um evento que promete ser um marco nos debates sobre o autismo. A Prefeitura Municipal de Ponta Porã é uma parceira e vários setores do poder público municipal estarão envolvidos no projeto. A idealização do Congresso nasceu da experiência de uma mãe e de vários profissionais, pesquisadores, estudiosos e ativistas sobre o autismo, que juntos elaboraram o projeto que reúne especialistas em diferentes áreas do conhecimento sobre o autismo, em Mato Grosso do Sul..

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias