A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

há 4 anos

A+ A-

Conselhos de MS recomendam que profissionais da saúde façam cadastro no Ministério

14 categorias devem ficar preparadas para possível plano emergencial contra Covid-19

Em Mato Grosso do Sul, o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem) e o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) estão recomendando aos profissionais das categorias para que se cadastrem no site do Ministério da Saúde e façam o curso de capacitação online referente ao Covid-19.

Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Saúde publicou portaria que orienta o cadastro de profissionais de 14 categorias da área da saúde para realizar capacitação. O objetivo é preparar esses profissionais  para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), em casos emergenciais. 

Somente na categoria de médicos-veterinários, o país possui mais 140 mil profissionais. De acordo com Rodrigo Piva, presidente CRMV, ainda não há informações muito detalhadas sobre o plano de ação Ministério, mas os durante o cadastro, o profissional informará se deseja fazer parte da ação estratégica do ministério "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde". Após registrar os dados, receberá um e-mail para se cadastrar na plataforma do curso online.

“Nós estamos orientando que os profissionais realizem o cadastro, que é baseado em um questionário sobre a área de atuação, entre outros. Ao final, é perguntado se ele deseja participar do plano emergencial e isso fica a critério dele. Acredito que depende da área de atuação para ser convocado. O médico-veterinário atua tanto na saúde humana e animal quanto na ambiental”, explicou o presidente do CRMV.

Sobre o assunto, Sebastião Duarte, presidente do Coren-MS, afirma que o cadastramento não é obrigatório e nenhum profissional sofrerá punição ou coisa do tipo. Mas, ele explica que a recomendação é um consenso do Conselho considerando a necessidade de força-tarefa para enfrentamento da pandemia e o conhecimento do quantitativo de profissionais disponíveis.

“Estamos recomendando que se cadastrem e façam o curso. Estamos muito preocupados com os profissionais e, principalmente, sobre o uso correto do EPI [Equipamento de Proteção Individual], pois não adianta ter o equipamento e não saber usar. Nesse momento, o que mais a gente precisa é de informação e o curso é mais uma forma de preparo para quem atua na área”, diz Sebastião.

O Conselho Regional de Medicina de MS também deverá fazer a recomendação a categoria. 

Como vai funcionar

Os profissionais da saúde devem se atentar a Portaria 639 e preencher o formulário eletrônico chamado Registra RH -  https://registrarh-saude.dataprev.gov.br, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Durante o cadastro, o profissional informará se deseja fazer parte da ação estratégica do ministério "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde". Após registrar os dados, receberá um e-mail para se cadastrar na plataforma do curso online.

Os profissionais habilitados terão o cadastro validado e deverão passar pela capacitação nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). Os cursos serão online e a distância. Ao término haverá a expedição de certificado e somente depois caso haja necessidade, esses profissionais depois poderão ser convocados.   

De acordo com a portaria, o ministério identificará e reportará ao conselho os dados do profissional que não se cadastrar e que não concluir os cursos de capacitação.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias