TCE Novembro
Menu
segunda, 29 de novembro de 2021 Campo Grande/MS
ALMS - NOVEMBRO
Saúde

Corumbá e Ladário têm meta de imunizar mais de 29 mil pessoas

29 abril 2016 - 09h01Por Diário Corumbaense

Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, que antecipou em uma semana o início da vacinação contra a gripe A (H1N1), Corumbá abre a campanha neste sábado, 30 de abril, Dia D de imunização contra a influenza. A campanha seguirá até 20 de maio. A cidade conta com 44 notificações da doença e um óbito confirmado por H1N1 este ano.


Receberão gratuitamente a dose da vacina contra a gripe: crianças de seis meses até cinco anos incompletos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da Saúde; indígenas; idosos (com 60 anos ou mais de idade); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 


A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Corumbá é imunizar 24.501 pessoas que estão incluídas dentro dos grupos prioritários. A expectativa é imunizar 3.048 crianças de seis meses a menor de dois anos; 5.282 crianças de dois a quatro anos; 2.939 trabalhadores de Saúde; 1.524 gestantes; 251 puérperas; 203 indígenas; 9.729 idosos, e 1.525 pessoas com comorbidades.


Para o Dia D, serão disponibilizados 18 locais de vacinação em diferentes pontos da cidade que funcionarão ininterruptamente das 08h às 16 horas. São eles: ESF São Bartolomeu; ESF Ênio Cunha I; ESF Ênio Cunha II; ESF Popular Velha; ESF Fernando Moutinho; Centro de Convivência de Idosos; ESF Nova Corumbá; ESF Lucia Maria Pereira de Carvalho; ESF Beira Rio; ESF Gastão de Oliveira; ESF Luís Fragelli; ESF Angélica Anache (Vitória Régia); ESF Padre Ernesto Sassida; ESF Aziss Tajher Yunes (Aeroporto I); ESF Aeroporto II; ESF Pedro Paulo II; ESF Humberto Pereira e ESF Centro.


Ladário


Já em Ladário, a meta é imunizar mais de 4.676 pessoas durante a campanha nacional de vacinação contra a Influenza (H1N1). Dentro da meta estipulada, o Ministério da Saúde considera aceitável índice de cobertura vacinal de 80% do público alvo. No caso ladarense, esse total seria de 3.741 pessoas.


Para o dia D da campanha, neste sábado, as vacinas estarão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) Érico Valle, Almirante Tamandaré, João Fernandes e Unidade Mista das 08h às 17 horas.


Sintomas e prevenção


Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.


A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas. Com informações das assessorias de comunicação da PMC e PML.