TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

01/08/2019 16:45

A+ A-

Cronograma para vacinação da BCG é reformulado e sete unidades passam a disponibilizar doses

A medida visa aperfeiçoar o uso racional da vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) mantem desde janeiro de 2018 o Cronograma de Vacinação da BCG, que protege contra a tuberculose. As unidades que ofertam a vacina foram selecionadas pela Divisão de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde e a partir da próxima segunda-feira (05), sete unidades vão disponibilizar as doses, em dias alternados.

Clique aqui e confira o Cronograma atualizado da BCG.

A medida visa aperfeiçoar o uso racional da vacina que tem prazo de validade de 6 horas após a utilização da primeira dose do frasco. O imunobiológico imuniza crianças contra o bacilo da tuberculose logo ao nascer e a meta é vacinar 100% dos recém-nascidos.

Por isso, a dose é ofertada nas maternidades e nos hospitais onde ocorrem os partos, possibilitando que a criança seja vacinada logo nas primeiras horas de vida. Entretanto, isto não impede que as unidades básicas (UBS/UBSF) da Secretaria de Saúde (Sesau)  ofereçam as doses para atender as crianças que por qualquer motivo não tenham recebido a dose no local de nascimento.

O Cronograma que contempla as sete unidades foi estabelecido em razão do envio reduzido de doses disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que espera solucionar os entraves técnicos nos lotes da vacina do laboratório Fundação Ataulpho de Paiva – FAP que aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Veruska Lahdo, a “expectativa é ampliar o Cronograma assim que o Ministério regularizar o fornecimento das doses, o que deve acontecer em breve”.


Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias