A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

06/11/2019 10:44

A+ A-

De 145 pacientes avaliados, 31 são encaminhados para avaliação de câncer de boca em Campo Grande

Ação durou apenas uma tarde na Praça Ary Coelho; fique atento

O “Dia D de Combate ao Câncer de Boca” atendeu 145 pacientes na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. Desse total, 31 pessoas estavam com lesões suspeitas e foram encaminhadas aos centros de especialidades odontológicas.

A ação foi realizada pela prefeitura em parceria com o Conselho Regional de Odontologia. O  objetivo é alertar que uma ferida pequena dentro da boca, que muitas vezes passa despercebida, pode ser um sinal de que algo não está certo.

Dados

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada 100 mil homens, 10,82 são diagnosticados com a doença em Mato Grosso do Sul. Para as mulheres, a patologia é a 13ª de maior incidência, com uma taxa de 3,14.

Segundo o levantamento, a taxa bruta de mortalidade por Câncer de Lábio e Cavidade Oral por 100 mil em 2014 foi de 5,14 a 7,15 entre os homens do Estado. Já entre as mulheres, a taxa foi de 1,30 a 1,51.

Câncer de Boca 

O câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos. Ele atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

Principais Sintomas

Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024