A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a implantação de duas novas especialidades, oferecidas pelos serviços de teleinterconsultas, ocorridas em Campo Grande, a partir desta quarta-feira (9).
Com a novidade, pacientes que precisam consultar com médicos das áreas de infectologia e gastroenterologia, poderão receber o atendimento primário enquanto aguardam por agendamentos nas especialidades.
Os pacientes que utilizarem o benefício, têm a oportunidade de receberem acompanhamento com especialista na própria unidade básica, estruturada para monitorar quem é atendido.
“Através desta modalidade, conseguimos, além de reduzir as filas de espera, dar uma melhor formação ao residente que está sendo orientado pelo profissional”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Além das duas novas especialidades, estão incluídas no programa as áreas de nefrologia, cardiologia e psiquiatria.
O programa é oferecido pelas nove unidades que fazem parte do Laboratório de Inovação na Atenção Primária em Saúde, (INOVAAPS).
Através da web conferência, o profissional de saúde utiliza atendimento compartilhado entre paciente, médico assistente e especialista. O paciente marca a consulta no seu posto e o médico da unidade acompanha a consulta virtual.
A Teleinterconsulta começou em dezembro do ano passado em duas unidades e hoje já acontece em nove com o serviço implementado nas especialidades de cardiologia e psiquiatria.
Os bairros contemplados até o momento são: Moreninha, Tiradentes, Batistão, Coophavilla, Santa Emília, Itamaracá, Vida Nova, Noroeste e Residencial Oliveira.
Estão havendo estudos para implantação do programa em outras 63 unidades básicas, além da inclusão de novas especialidades.