A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

há 3 anos

A+ A-

Em projeto de pesquisa, Santa Casa testa novo equipamento respirador emergencial

As ventilações com o aparelho testado nesta fase clínica, estão sendo realizadas em pacientes críticos na área vermelha do Pronto-socorro do hospital

A Santa Casa de Campo Grande foi escolhida por um grupo de pesquisadores da Capital para testar um aparelho que está sendo desenvolvido para comprimir o ambú, equipamento de ventilação manual, usado principalmente no transporte até o hospital de pacientes intubados ou, momentaneamente, quando os monitores de ventilação mecânico estão escassos.

Segundo a Santa Casa, as ventilações com o aparelho testado nesta fase clínica, estão sendo realizadas em pacientes críticos na área vermelha do pronto-socorro do hospital, e tem como base um projeto aberto da Universidade de Massachusetts, Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT em inglês.

O engenheiro eletricista, Jader Lucas Peres, explica que a funcionalidade do equipamento é a mesma que a dos aparelhos utilizados nos hospitais, mas para a efetiva utilização, deve-se cumprir todo o processo de validação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e destaca que o aparelho não substitui o uso dos ventiladores convencionais.

"Esse aparelho substitui o profissional que fica manipulando o ambú. Ele tem todos os parâmetros que uma ventilação convencional possui, é um aparelho completo, mas que não substitui analogicamente a ventilação mecânica, por norma. Desde o início estamos empenhados em cumprir todas as fases para termos a autorização da Anvisa, e estamos na finalização dos últimos testes”, explicou.

Durante 2020 o projeto foi desenvolvido em partes, iniciando pelo teste de bancada, funcionamento da parte eletromagnética, teste de bateria, resistência e força. Com êxito nestas fases, iniciou-se a testagem em suínos, contando com o apoio da UFMS (Universidade Federal DO Mato Grosso do Sul), e em dezembro começaram as pesquisas em seres humanos na Santa Casa, etapas necessárias para a homologação da Anvisa.

O médico anestesista da Santa Casa, Dr. Tiago Torminato Moreira, um dos pesquisadores neste projeto, relata que os parâmetros avaliados foram todos com resultados positivos. “A aplicação da pesquisa aqui na Santa Casa é através da ventilação de pacientes selecionados e com a autorização de um familiar, de 3h a 6h e, a cada hora, são feitos exames para controlar se a ventilação está sendo efetiva. E em todos os pacientes que nós fizemos, conseguimos bons resultados, mantendo oxigenação, dióxido de carbono dentro da normalidade, melhora da acidose respiratória em alguns casos e outros parâmetros”, destacou.

Como funciona

Com a aprovação do projeto pelas autoridades responsáveis, o uso do equipamento possibilitará a liberação do profissional que precisa manusear o ambú. O aparelho servirá como um suporte também nos casos de pacientes provenientes do interior até chegarem num centro mais avançado. De forma emergencial, ele será indicado por um médico ou fisioterapeuta de acordo com a avaliação clínica do paciente.  “Podemos assegurar que para situações emergenciais, ele é extremante útil. E esperamos que, neste mês de abril ou maio de 2021, nós tenhamos a homologação pela Anvisa”, afirmou Dr. Tiago.

Pesquisa

Há pouco mais de um ano a equipe formada por engenheiros eletricistas e médicos iniciaram o projeto de pesquisa com autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Uniderp, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e, nesta fase de teste clínicos, na Santa Casa, por meio da Escola de Saúde.

A ideia do projeto de pesquisa não é a substituição da ventilação convencional, pois trata-se de um respirador emergencial e transitório do tipo ambú automatizado. Com o alto número de pacientes críticos que dão entrada nos hospitais, especialmente na Santa Casa que, também, possui o maior Pronto-socorro do Estado, pode contribuir de forma significativa.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias