TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

18/10/2020 13:16

A+ A-

Estudo diz que mães com covid não precisam ser separadas de seus recém-nascidos

A probabilidade de transmissão naquele ambiente com as precauções adequadas é muito baixa

No início da pandemia da covid-19, diversos hospitais em diferentes países passaram a separar as mães com teste positivo de seus recém-nascidos, na tentativa de proteger os bebês.

Um novo estudo publicado na JAMA Pediatrics descobriu que essas crianças podem ser amamentados e, inclusive, ficarem com suas mães, mesmo que elas tenham covid, sem um risco aumentado de contrair o vírus.

“A maioria de nós acreditava que era a coisa certa a fazer — mas manter a mãe e o bebê juntos é que era a coisa certa a fazer. Amamentar era a coisa certa a se fazer”, disse Cynthia Gyamfi-Bannerman, especialista em obstetrícia e medicina fetal materna no NewYork-Presbyterian/Columbia University Medical Center.

“Encorajamos as mães a usarem máscaras, lavar as mãos e limpar os seios antes de amamentar”, completou.

De acordo com o G1, ela, que é autora da análise retrospectiva, disse que os pesquisadores observaram 101 bebês nascidos de mães que testaram positivo para covid na cidade de Nova York, quando era o epicentro da epidemia de coronavírus nos Estados Unidos. Na época, os especialistas não entendiam tanto sobre o vírus quanto agora. Mesmo assim, o hospital onde ela trabalhava nunca separou recém-nascidos de mulheres com covid. Em vez disso, os médicos incentivaram a lavagem das mãos, o uso de máscara e a amamentação após "higiene apropriada".

Dos 101 recém-nascidos, o estudo descobriu que não havia “evidência clínica” de uma mãe transmitindo o vírus ao bebê, o que é conhecido como transmissão vertical.

“Não estamos dizendo que não há transmissão vertical ou que é impossível. Para a maioria das mulheres, elas deveriam pelo menos ter certeza de que não precisam ser separadas de seus bebês. A probabilidade de transmissão naquele ambiente com as precauções adequadas — máscaras, higiene das mãos e dos seios — é muito baixa”, afirma.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias