Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Saúde

Gripe influenza mata 500 mil pessoas por ano no mundo

01 novembro 2015 - 09h11Por Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que 500 mil pessoas morrem todos os anos no mundo por causa da gripe influenza e suas complicações.

Segundo a gerente do programa para influenza e outras doenças respiratórias da OMS na Europa, Caroline Brown, "muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com uma ação simples: a vacinação".

 

Sistema Imunológico

A agência da ONU diz que as pessoas com mais de 65 anos e com problemas de saúde são as que correm mais risco. Os dados da organização mostram que oito em cada 10 mortes por influenza estão nessa faixa etária.

Os médicos explicam que isso acontece porque o sistema imunológico enfraquece com a idade e se torna menos eficaz no combate a infecções.

Além disso, se as pessoas tiverem problemas de coração, rins, pulmão ou diabetes, a influenza pode piorar ainda mais essa situação e ser fatal.

A OMS recomenda que todas as pessoas acima dos 65 anos sejam vacinadas anualmente. Segundo a agência, o medicamento é seguro e os efeitos colaterais são muito pequenos, especialmente se comparados aos riscos das complicações causadas pela doença.

A Organização aconselha também a vacinação de mulheres gestantes e de profissionais da área de saúde. Os especialistas disseram que a vacinação de grávidas protege também o bebê nos primeiros meses de vida.