A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

18/10/2018 18:48

A+ A-

Hospital Regional oferece fisioterapia aos pacientes internados

Fisioterapia em todos os leitos da unidade começou em setembro e prioriza qualidade na assistência e humanização

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, que está em constante processo de ampliação e melhoria na qualidade da assistência e humanização, agora oferece também fisioterapia aos pacientes internados. O fisioterapeuta atende os leitos das unidades de internação Clínica Médica, Clínica Ortopédica e Clínica Obstétrica, e após avaliação periódica, auxilia no tratamento dos pacientes internados com as mais diversas enfermidades. Anteriormente, somente a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a Pediatria contavam com o atendimento de um fisioterapeuta.

“Auxiliamos a equipe multiprofissional com o objetivo de promover melhor qualidade na assistência e diminuir o tempo de internação, permitindo que o paciente se recupere melhor e de forma mais rápida. Um paciente que aguarda muito tempo no leito, acamado, pode evoluir para complicações respiratórias e rigidez muscular, e nosso objetivo é impedir essas complicações”, explicou o fisioterapeuta do HR, Thiago Passos de Camargo.

O autônomo Leandro Mora está acompanhando o pai de 83 anos, que está internado por problemas respiratórios e elogiou o atendimento na clínica médica do HR.  “Meu pai tem pneumonia e outros problemas respiratórios que o fadigam muito. Após os tratamentos que ele recebeu aqui no HR, vimos uma melhora nítida, ele está respirando e dormindo melhor. O fisioterapeuta vem todos os dias no leito avaliar e realizar os tratamentos”.

As avaliações clínicas dos pacientes são feitas diariamente e as sessões de fisioterapia são realizadas nos leitos da Clínica Médica, Ortopedia, Maternidade e no Pronto Socorro em média duas vezes ao dia em cada paciente.

“Para auxiliar nos tratamentos, fazemos mobilizações com a mão de compressão torácica, e vibrocompressão para higienizar o pulmão, que ajuda na eliminação de secreções dos pacientes. Também, realizamos drenagens quando os pacientes têm retenção de líquido e em idosos com inchaço nas pernas, para ajudar na circulação sanguínea. Na maternidade, auxiliamos as gestantes com técnicas de alívio e melhora no trabalho de parto. Na ortopedia tratamos pacientes com traumas e fraturas no pré e pós-operatório, para evitar rigidez e preservar o movimento dos pacientes”, completou Thiago Passos.

A vendedora Luiza Silva sofreu acidente e está internada há dois meses na ortopedia do HR, e comentou que as sessões têm ajudado na melhora dos movimentos da perna. “O fisioterapeuta vem duas vezes por dia, pela manhã e a tarde, fazer a terapia na minha perna. Já tive bastante evolução e agora até consigo dobrar o meu joelho, o que antes era impossível. Creio que em breve sairei daqui e com meus movimentos recuperados”, relatou.

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto é referência de atendimento da população dos municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias