Menu
segunda, 17 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Saúde

Juiz autoriza THC para uso medicinal em todo o país

11 novembro 2015 - 08h59Por O Tempo
Juiz autoriza THC para uso medicinal em todo o país

O Tribunal Regional Federal do Distrito Federal (TRF-DF) determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exclua o THC, um componente da maconha, da lista de substâncias proibidas no país. A decisão também autoriza a importação com fins medicinais e pesquisa de produtos à base de THC e de cannabidiol (CBD) – que já foi liberado para uso controlado no Brasil.

O juiz federal Marcelo Rebello determinou que a Anvisa e que o Ministério da Saúde autorizem e fiscalizem pesquisas científicas “da Cannabis sativa”, nome científico da planta da maconha mais comum, “e de quaisquer outras espécies e variedades de cannabis, bem como dos produtos obtidos a partir dessas plantas”.

O magistrado acatou em caráter liminar parte do pedido do Ministério Público Federal (MPF) ajuizado no ano passado. Os derivados da maconha têm sido usados no mundo inteiro para o tratamento de doenças graves como epilepsia refratária, mal de Parkinson e esclerose múltipla. A Anvisa informou que ainda não foi notificada oficialmente do despacho.