tce janeiro
Menu
quinta, 27 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Saúde

Mais de 88% dos ciclistas usam a bicicleta para ir ao trabalho

11 dezembro 2015 - 18h07Por Agência CNM

Uma pesquisa produzida pelas organizações-não governamentais Observatório das Metrópoles e Transporte Ativo mostrou que 88,1% dos ciclistas fazem esse trajeto cinco dias por semana e 71,6% usam a bicicleta a semana toda, praticamente.

O levantamento constatou que 61,8% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há menos de cinco anos e 26,4% dos ciclistas combinam o veículo, como ônibus e metrô. Os números divulgados nesta quarta-feira, 9 de dezembro, constam pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro.

A principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como modo de transporte urbano foi a rapidez e praticidade – 42,9%.

A maior parte – 56,2% – disse que leva entre 10 e 30 minutos em suas viagens. Já, em relação aos problemas enfrentados, os entrevistados julgaram a educação no trânsito e a infraestrutura cicloviária como os maiores deles.

No geral, o público que tem desenvolvido essa prática é jovem - entre 25 e 34 anos de idade, com renda entre um e dois salários mínimos.

A pesquisa foi realizada entre agosto e setembro deste ano, e ouviu mais de cinco mil ciclistas das cidades de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).