Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Saúde

Mato Grosso do Sul está preparado para atender pacientes da covid-19 do Paraguai e Bolívia

Prioridade é atender os brasileiros, mas governo não quer ninguém sem assistência

21 maio 2020 - 19h00Por Diana Christie

Apesar de priorizar o atendimento dos sul-mato-grossenses, o Governo do Estado está pronto para receber eventuais pacientes com o novo coronavírus que busquem hospitais do lado brasileiro da fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

“Estamos preparados para atender a nossa gente, mas também, se necessário for, atender também aos nossos irmãos, tanto do Paraguai quanto da Bolívia, porque para o Estado de Mato Grosso do Sul, o mais importante é preservar vida e vamos fazer isso em todo o decorrer dessa pandemia”, declarou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Durante divulgação do boletim epidemiológico, o secretário também ressaltou que outras unidades da federação não recusam atendimento a pacientes do Estado, sedo que, hoje, ‘filhos da terra’ estão internados em São Paulo, Alagoas e Mato Grosso.

Apesar da mensagem de solidariedade, ambos os países mantêm as fronteiras com o Brasil fechadas.

Dados de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul chegou a 746 casos do novo coronavírus e aguarda o resultado dos exames de mais 231 pessoas. De ontem para hoje, foram registrados mais 53 testes positivos, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (21).

Dos 746 casos confirmados, 434 estão em isolamento domiciliar, 267 estão sem sintomas e 31 estão internados, sendo 15 em hospitais públicos e 16 em hospitais privados. Três pacientes internados são procedentes de fora do Estado. Foram registradas 17 mortes.

Desde o dia 25 de janeiro, a SES recebeu 6.277 notificações de casos suspeitos da covid-19. Destes, 4.657 foram descartados após os exames darem negativo e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 622 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.