Reunidos na noite de ontem (20) em assembleia no Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed-MS), os profissionais da área que atuam na Santa Casa decidiram que vão aguardar até o dia 27 uma resposta sobre pauta salarial. Se não houver acordo, preveem paralisação de 70% de suas atividades.
Segundo a categoria, desde 2012 os médicos não recebem reajuste, acarretando assim em um déficit de mais de 20%. No mês de agosto, a Santa Casa reteve 50% dos honorários dos médicos prestadores de serviço (pessoa física e jurídica), e no mês de setembro a retenção foi de 30%.
Foi decidido que a Santa Casa deverá efetuar o pagamento imediato dos valores retidos no mês de agosto e setembro. Os médicos pedem também assinatura de acordo por parte do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde, também no próximo dia 27 de outubro, com negociação salarial conforme apresentado em proposta ao desembargador Nery Azambuja.
Outro ponto considerado em assembleia foi a garantia de pagamento regular das horas extras e participação de pelo menos dois representantes dos médicos na diretoria da Associação Beneficente de Campo Grande.
Paralisação
O Sinmed-MS aguardará por uma resposta até dia 27, prazo máximo para que o problema seja solucionado, caso não haja interesse por parte do Sindhesul e da Santa Casa, os médicos paralisaram 70% de suas atividades, iniciando pelo atendimento ambulatorial e cirurgias eletivas.