A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

18/01/2020 10:03

A+ A-

Mortes por dengue em Corumbá e na Bolívia, deixam fronteira em alerta

São 399 casos notificados só em 15 dias

Com 399 casos notificados na primeira quinzena de 2020, o óbito de um homem de 29 anos, no dia 09 de janeiro, e a suspeita da morte de uma menina de 09 anos, na cidade boliviana de Puerto Suárez, aumenta o alerta para uma possível epidemia de dengue na fronteira de Corumbá com a Bolívia. 

Na última terça-feira (14), uma menina de 9 anos, morreu com suspeita de dengue. Segundo o boletim médico emitido pelo hospital San Juan de Diós, ela apresentou todos os sintomas da doença e não resistiu. 

De acordo com declarações ao jornal El Deber do diretor do hospital, em Puerto Suárez, Waldo Justiniano, o chamado teste rápido deu positivo, no entanto, o caso é tratado como suspeito, até que venha a confirmação oficial pelo Departamento de Serviço de Saúde.
Teste rápido feito na mãe da menina e mais quatro filhos, também deu positivo para dengue. A mulher e mais três crianças são tratadas na cidade boliviana. Com quadro clínico mais grave um menino de seis anos, foi trazido para Corumbá e está internado na Santa Casa. Ele é acompanhado por uma tia.

A situação preocupa o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite. “A Bolívia nos preocupa muito, lá vem aumentando os casos e a maioria está vindo para Corumbá, não conseguimos absorver a demanda da Bolívia, pois além da nossa população, atendemos Ladário. Por isso o trabalho deles (na Bolívia) também tem que ser efetivo no combate ao Aedes aegypti”, afirmou.

Já em Corumbá, já são 399 notificações de casos suspeitos da doença e uma morte por dengue do tipo mais grave. 

Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, os bairros com mais casos suspeitos da dengue são: Cristo Redentor; Popular Velha; Centro; Guanã ; Dom Bosco; Aeroporto; Guatós; Maria Leite e Nova Corumbá.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias