Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Saúde

MS ainda não tem cidades com fronteiras fechadas e barreiras sanitárias continuam funcionando

Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia, continua com a via de entrada ao país fechada

10 maio 2020 - 13h30Por Rayani Santa Cruz

Apesar de Mato Grosso do Sul ainda não ter nenhum município com fronteiras completamente fechadas, o bloqueio total da movimentação, conhecido como lockdown, já foi mencionado pelo governador Reinaldo Azambuja e pode ocorrer, se necessário. Por enquanto, barreiras sanitárias estão instaladas em 17 cidades do estado e a Bolívia permanece com a fronteira fechada em Corumbá.

“Se nós não tivermos a consciência das pessoas de evitar sair de casa, vamos chegar a esse momento. É uma medida drástica, é radical, alguns países tomaram. Aqui no Brasil, alguns governos já estão olhando essa possibilidade”, declarou o governador, na semana passada.

Por enquanto, prefeitos e o governador mantêm diálogo com base no avanço de casos de Covid-19 nas cidades e o monitoramento do isolamento social. Conforme Azambuja, isso é que vai determinar a continuidade, isolamento “parcial” ou bloqueio total da movimentação.

Barreiras sanitárias

Em Campo Grande, o controle sanitário no Aeroporto Internacional começou na semana passada. Além dele, outros 17 postos de controle sanitário estão funcionando nas cidades ligadas nas vias que ligam Mato Grosso do Sul aos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

Desde o início das operações, 411,5 mil pessoas já foram abordadas pelas equipes em 200 mil meios de transportes. A principal porta de entrada continua sendo nas divisas com o Estado de São Paulo. Os municípios de Três Lagoas e Bataguassu registraram a entrada de 188.731 mil pessoas em Mato Grosso do Sul.

Foram registrados 70 casos suspeitos, porém, nenhum foi confirmado pelas equipes para a Covid-19.

(Portal do MS)