A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

08/12/2015 13:35

A+ A-

MS em alerta: dez gestantes apresentam sintomas do zyca vírus no Estado

Dez mulheres grávidas estão com os sintomas da doença zika vírus em Dourados, distante 228 quilômetros da Capital. As informações do secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, que revela a preocupação das mães com a possibilidade de os filhos nascerem com microcefalia.

De acordo com ele, nos primeiros exames feitos em sete fetos, a medida da cabeça foi de 32 centímetros, e outros três com 33 centímetros, crianças que podem nascer com microcefalia. Os testes foram feitos por anminiocentese, quando o líquido amniótico é retirado do abdome da gestante.

Conforme o Dourados News, um bebê nasceu com microcefalia em novembro. A mãe da criança fez uma viagem para a cidade de Roraima e, ao retornar, teve os sintomas parecidos com a doença da zika vírus.

O secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, disse que a doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegipty e tem os sintomas parecidos a dengue. Os exames destas gestantes e deste bebê estão sendo feitos em São Paulo e até sexta-feira (11), devem ficar prontos. Além disso, em Ponta Porã, teve também outro caso suspeito. Anhanduí está chamando a atenção em relação de pessoas que pode estar com dengue.

O zika vírus pode causar uma infecção que atrofia o sistema nervoso. O mosquito contaminado pode transportar o zika transmitindo a doença para a população que não possui anticorpos contra ele. Os sintomas são conjuntivite, febre, dores de cabeça e dor abdominal.

 

Ana tem microcefalia e estuda jornalismo. Foto: Reprodução Facebook


A estudante de jornalismo, Ana Carolina Cáceres, 24 anos, tem a microcefalia. "A doença foi descoberta quando nasci. Fiz a primeira cirurgia com 9 dias de nascida que durou 12 horas. E depois tive que fazer mais seis cirurgias, a última com 13 anos. A minha mãe explicou que os médicos falaram que era síndrome de down e depois paralisia infantil. A microcefalia não tem cura. Ela pode ser causada por uma virose, consumo de drogas ou zika vírus.  Existe um tratamento que ameniza os efeitos da microcefalia. Provavelmente a minha mãe teve uma virose durante a gestação. Faço exames diariamente, estudo e saio com os amigos", relata.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias