A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

30/09/2019 16:48

A+ A-

Mulher descobre câncer na vulva ao procurar médico por pelo encravado

Ela passou por cirurgia e tratamento com imunoterapia, mas teve efeitos colaterais

A norte-americana Marisa Strupp, 29, percebeu uma pequena protuberância que parecia um pelo encravado em sua vagina. Devido à localização sensível - nos lábios internos -, ela foi a um dermatologista para removê-lo. Segundo seu relato, publicado na versão britânica do jornal Metro, o médico teria dito para ela não se preocupar, pois apesar da pretuberância ter potencial para câncer, a pele em volta era saudável.

Ele a encaminhou a um ginecologista. Esse especialista retirou um fragmento para biópsia. Um mês depois ela foi informada que tinha um tipo raro de câncer, em estágio dois: o melanoma vulvar. Marisa teve que passar por três horas de cirurgia para remover o tumor. Além disso, soube que o câncer tinha de espalhado, o que ampliou o diagnóstico para estágio três.

Após a cirurgia, ela foi encaminhada para o tratamento de imunoterapia. Segundo ela, os efeitos colaterais foram "terríveis", incluindo fadiga extrema, enxaqueca, ondas de calor e erupções cutâneas. Ela conseguiu ficar livre do câncer, mas precisa fazer check-ups a a seis meses.

"Pensei que era apenas um pouco de pelo encravado e, como não tinha por que me preocupar, levei um tempo para pensar em removê-los". diz. "Eu estava muito ocupada com o trabalho e levei um tempo para ir ao ginecologista. Quando recebi o diagnóstico, fiquei horrorizada e paralisada de medo. Nunca na minha vida tinha ouvido falar de melanoma vulvar", completa.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias