Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Saúde

Mutirão de prevenção do câncer no colorretal vai ofertar exames para diagnóstico da doença

Pacientes serão selecionados por meio da fila do Sistema Único de Saúde, com idades entre 50 e 75 anos, que nunca realizaram o exame

25 julho 2019 - 16h08Por Da redação/Assessoria

Estima-se que por ano 310 homens e 290 mulheres, a cada 100 mil habitantes em Mato Grosso do Sul, serão diagnosticados com câncer no colorretal, de acordo com a estimativa de 2018 e 2019 do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Diante dos números, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Centro Avançado de Endoscopia do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), realizam nos dias 27 e 28 de julho o mutirão de prevenção ao câncer colorretal. Serão oferecidos exames de colonoscopia com o objetivo de rastrear e prevenir a doença.

Os pacientes serão selecionados por meio da fila do Sistema Único de Saúde (SUS), com idades entre 50 e 75 anos, que nunca realizaram o exame. Após a seleção, o paciente passará por um preparo de limpeza de cólon com até dois dias antes  do procedimento.

Durante a colonoscopia, se  o paciente for diagnosticado com  lesões pré-cancerígenas, serão  realizados procedimentos  para evitar que as mesmas evoluam para um câncer. Já os pacientes que tiverem  diagnóstico cancerígeno serão submetidos à biópsia e encaminhados para tratamento com médico oncologista especialista do HRMS. Para realização do mutirão,  o Regional conta com vários profissionais especializados em colonoscopia, além de anestesiologistas e uma retaguarda de cirurgiões do aparelho digestivo,médicos patologistas e equipe de enfermagem.

A ação ocorre diante de dados alarmantes, divulgados pelo  do INCA, que mostra o número de casos de câncer colorretal no país, chegando a 36.000 por ano. Apesar do crescimento, a doença é altamente prevenível e curável  por meio dos métodos de rastreio, “Queremos conscientizar à população e o Estado da importância desta prevenção, aproximadamente essa atitude previne em 80% os casos de câncer”, destacou a Doutora Caroline Leonardi, Chefe do Serviço de Endoscopia do HRMS.