A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

08/11/2020 13:30

A+ A-

Novembro azul: exames podem ser solicitados em todos os postos da Capital

Há uma taxa de 90% a 95% de cura quando o diagnóstico é precoce

Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata e, segundo especialistas, há uma taxa de 90% a 95% de cura quando o diagnóstico é precoce. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que todas as ações alusivas ao Novembro Azul precisaram ser suspensas com a finalidade de reduzir ao máximo o risco de contaminação diante de aglomerações  provocadas sem necessidade.

Contudo, o paciente consegue encontrar, em todas as unidades de saúde, o atendimento necessário e, a realização posterior de exame, para a prevenção de doenças e diagnósticos precoces.

O urologista da Unimed, João Alexandre Juveniz, explica que a próstata nada mais é que uma glândula do sistema geniturinário que fica logo abaixo da bexiga e circunda o canal da uretra logo na sua porção inicial. 

Ainda segundo o especialista, câncer de próstata é quando há o crescimento anômalo que acontece na cápsula da próstata, na parte periférica. Dessa maneira, esse câncer não dá sintomas na fase inicial.  

“Quando os sintomas aparecem normalmente o câncer de próstata já está bem alastrado pelo corpo, e não há hipóteses de cura. Porém, quando o diagnóstico é precoce, temos uma taxa de 90% a 95% de cura, ou seja, é de extrema importância fazer os exames preventivos e o diagnóstico precoce do câncer. O diagnóstico precoce é feito de 45 a 50 anos, quando não há antecedentes na família, e a partir dos 40 anos caso tenha algum antecedente familiar”, relata o médico.  

Há também fatores de risco no estilo de vida do homem que fazem com que o rastreamento da doença deva ser feito mais precoce, a partir dos 40 anos, que são, população negra com maior incidência no câncer de próstata, antecedentes familiares, obesidade e hábitos de vida não saudáveis.    

Para rastrear o câncer de próstata é de extrema importância que os exames sejam realizados. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024