tjms 18/01 a21/01/2021
Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
dengue
Saúde

Pazuello afirma que cada estado deve ter plano de vacinação

Ele ainda destacou que cada município tem responsabilidade de ter salas de vacina

11 janeiro 2021 - 12h40Por Rayani Santa Cruz

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje que cada estado tem o seu programa de vacinação e que os municípios têm responsabilidade de deixar as salas de vacinação prontas para a imunização contra covid-19. As informações são da Uol.

Segundo o site, a declaração foi feita em Manaus, durante coletiva ao lado do governador do estado, Wilson Lima (PSC) nesta segunda-feira (11).

"Como é no PNI [Plano Nacional de Imunização]? No PNI, cabe ao ministério fazer chegar aos estados e municípios. O plano logístico é individualizado por estado, por isso a gente fala que cada estado tem seu próprio plano. O do Amazonas é totalmente diferente do Pará ou do Maranhão. O plano do estado já existe. Ele só esta sendo adequado. E essa adequação é muito específica. E o plano do município é de execução", afirmou.

No último sábado (9), o Ministério da Saúde informou que todas as doses de vacina contra covid-19 serão distribuídas, exclusivamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para todos os estados de maneira simultânea. 

O ministro reforçou que se as vacinas em análise pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) forem aprovadas no prazo previsto, a vacinação pode começar no dia 20 de janeiro. 
Desde sexta-feira (8), a agência analisa pedido de uso emergencial (para grupos específicos) do Butantan, com a CoronaVac e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com a vacina Oxford/AstraZeneca. 

Pazuello afirmou que pediu clecklist sobre depósitos e geladeiras que devem armazenar as vacinas, além da estrutura de frios e de pessoal dos locais que devem ser usados para imunizar a população. "Esta é a missão", falou aos prefeitos que acompanham o evento.