Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Saúde

Pessoas idosas também são beneficiadas pelas Academias da Saúde

31 agosto 2015 - 18h33Por Blog da Saúde

Cuidar da saúde de forma integral é um hábito que todos devem ter desde a infância. Assim, será possível ter um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Uma das atitudes que pode ajudar a envelhecer com saúde é a prática de atividades físicas.

Os parâmetros atuais recomendam 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico.

Pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta ou exercícios em uma academia. Para incentivar essa prática saudável, o Sistema Único de Saúde conta com o Programa Academia da Saúde.

O programa desenvolve em todo o país ações de práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, artes, educação em saúde, mobilização comunitária, entre outras, que complementam, apoiam e potencializam as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde das Unidades Básica de Saúde.

Ele engloba atividades para todas as faixar etárias e os idosos são grande parte do público que frequenta as Academias da Saúde de todo o país.

Mas, como geralmente estão muito inseridos no cuidado, vários municípios desenvolvem atividades especiais para esta faixa etária.

“Para o idoso a prevenção continua como eixo fundamental do cuidado, além de colaborar na manutenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão” explica Danielle Cruz, coordenadora técnica dos programas Academia da Saúde e Saúde na Escola.

João Pessoa (PB) é um dos municípios onde a participação dos idosos ganha destaque nas atividades diárias da Academia da Saúde.

Ana Giovana Medeiros, que colabora na organização do programa no local, conta que a academia está sendo uma revolução na qualidade de vida das pessoas da região do bairro Geisel. “Atendemos a um público bem diversificado. Mas, os idosos tem uma participação especial em nossos aulões.

Temos frequentadores que dizem que estavam sem fazer nada em casa e foram participar das atividades. Eles estão até, diante disso, participando de outras atividades, não só parte funcional, como a parte emotiva e nutricional que também está sendo trabalhada”, conta.

Antes de iniciar uma atividade física, é aconselhável que a pessoa idosa procure um profissional de saúde para que este prescreva o tipo de exercício físico adequado à sua idade, condições de saúde, hábitos de vida, limitações pessoais e objetivos.

Além disso, o profissional vai poder orientar o idoso, esclarecer quaisquer dúvidas e apontar os recursos disponíveis na comunidade, como centros de convivência, polos de Academia da Saúde, espaços de lazer, entre outros, visando a melhoria da sua saúde e a manutenção da sua capacidade funcional.

À pessoas idosas que não são acostumadas a praticar atividades físicas, no geral, indica-se que comecem com atividades mais leves, considerando o grau de esforço que conseguem realizar, incorporando aos poucos atividades segundo seus interesses, necessidades e limitações.

Desde 2011, o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação de polos das Academias da Saúde nos municípios brasileiros.

Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.

O Programa Academia da Saúde adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde.

Suas atividades priorizam o o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros. Hoje, estão em funcionamento 4.240 polos do Programa Academia da Saúde no país. Para saber se o seu município possui um polo habilitado, entre na página e consulte as portarias.

 

Confira algumas vantagens da pratica regular de exercícios:

Aumenta a força muscular e melhora a aptidão aeróbica.

Estimula as faculdades físicas e intelectuais, reforça a independência e a autoconfiança.

Os idosos que se exercitam dormem melhor, são menos vulneráveis a doenças virais e possuem melhor qualidade de vida.

Manter-se ativo é um grande aliado para uma velhice autônoma.