A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

21/11/2015 17:45

A+ A-

Prefeitura promove diversas ações preventivas para homens

Novembro Azul

21/11/2015 às 17:45 |

PMCG

O mês de novembro vem historicamente sendo voltado para a sensibilização quanto à prevenção ao câncer de próstata no Brasil como o mês “Novembro Azul”, no entanto, busca-se sensibilizar nesse mês não só para o Câncer de próstata, mas também para mudar esse quadro epidemiológico, estimulando o homem a buscar os serviços de saúde para a promoção e prevenção dos fatores de risco e evitando dessa forma os agravos presentes nesse gênero.

A Prefeitura de Campo Grande está promovendo neste mês diversas atividades para conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos.

Confira AQUI a programação novembro Azul.

No Centro de Referência à Saúde do Homem são realizadas consultas ambulatoriais de urologia, pequenas cirurgias em urologia e vasectomia nos pacientes selecionados pelo Programa de Planejamento Familiar. “Todas as consultas já agendadas e encaminhadas por meio dos médicos que trabalham nas UBS da rede municipal de saúde pública de Campo Grande”, Frisa Rejane.

A gerente técnica de Saúde para o Homem, Rejane Sartor destaca que no mês de novembro as ações para prevenção da saúde do homem serão intensificadas. “O homem sempre teve dificuldade de ir ao médico e quando e prescrito um medicamento não segue a risca. Este é um problema cultural por parte dos homens. Sempre que um homem tiver dificuldade para urinar, sintoma de sangramento na urina deve procurar um médico”, recomenda Rejane.

Nesta campanha que realizamos neste mês de novembro, em diversas Unidades Básicas de Saúde, estamos abordando temas como: a hipertensão, diabetes, tabagismo e prevenção ao câncer de esôfago e pulmão. “Não é somente o exame de próstata que é necessário fazer, mas também a prevenção de todas as doenças que os homens estão sujeitos a contrair”, comenta Rejane.

O Centro de Referência à Saúde do Homem realizou de 01 de janeiro até 3 de novembro deste ano, mais 13,4 mil procedimentos. Já a atenção básica das Unidades de Saúde da Capital atenderam 94 mil homens na faixa etária de 20 a 59 anos.

A Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, tem seu foco a faixa etária de 20 a 59 anos e trás seu embasamento na perspectiva de que o homem tem entre os seus determinantes sociais de saúde algumas barreiras para buscar o seu autocuidado, entre elas, as questões sócio culturais , isso muito reforçado pela questão de gênero , onde na nossa cultura decorrente de crenças e valores a doença é considerada um sinal de fragilidade e não uma situação inerente a própria condição biológica.

Novembro Azul: Câncer de próstata o que é importante saber?

Que a incidência após os 50 anos, histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata, hábitos alimentares e estilo de vida são fatores de risco importante para o câncer de próstata.

Que levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades no ato de urinar e dor à micção, problemas em conseguir ou manter ereção e sangue na urina ou no esperma, podem ser sintomas de câncer de próstata.

Que o diagnóstico do câncer de próstata é feito a partir das queixas, exame clínico (toque retal), dosagem de PSA, Tais parâmetros podem sugerir a existência da doença e indicar a realização de ultrassonografia e biópsia prostática transretal.

Serviço:

O Centro de referência à Saúde do Homem atende de segunda à sexta-feira das 7 às 11 e das 13 às 17 horas e está localizado na rua Uruguaiana, s/n, ao lado da UBS Coronel Antonino

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024