A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

16/10/2019 13:29

A+ A-

Programa oferece auxílio de R$ 400 para pessoas em sofrimento mental em Campo Grande

A pessoa incluída no programa tem que estar de alta hospitalar, sendo atendida por um Caps

Campo Grande foi habilitada no programa De Volta Pra Casa, o PVC, do Ministério da Saúde, que prevê auxílio-reabilitação de R$ 412 mensais para pessoas em sofrimento mental. O benefício é destinado para pessoas internadas em hospitais psiquiátricos, inclusive em hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico, atendidas na Rede de Atenção Psicossocial.

O objetivo do programa é colaborar  para o processo de inclusão social das pessoas com histórico de extensos períodos de internamentos em hospitais psiquiátricos. Segundo a assessoria da prefeitura, hoje o município possuí uma Residência Terapêutica com 10 leitos de internação permanente que atende pacientes com este perfil.

São requisitos para receber esse auxílio: ser egresso de Hospital Psiquiátrico ou de Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, além da indicação para inclusão em programa municipal de reintegração social. A prefeitura deve inaugurar um novo local de atendimento até o fim do ano, que deve ampliar a oferta para pacientes nesta situação.

A pessoa incluída no programa tem que estar de alta hospitalar, sendo atendida por um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) ou outro serviço de saúde do município. Os beneficiários deverão ser acompanhados por uma equipe de profissionais encarregada de prover e garantir a atenção psicossocial e apoiá-lo em sua integração ao ambiente familiar e social.

De acordo com a prefeitura, o pagamento mensal do auxílio é realizado diretamente ao beneficiário, por um período de um ano, podendo ser renovado quando necessário aos propósitos da reintegração social do paciente.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias