O projeto Consulta Única desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criado em 2013, fez mais de 63 mil procedimentos até hoje. Somente na tarde desta quarta-feira (18), na Unidade Básica do Distrito do Indubrasil foram feitos de maneira integrada e resolutiva, entre exames e consultas 155 procedimentos.
Como indicadores de atendimento, de março de 2013 até o final do mês de fevereiro deste ano, fora efetuadas 34.762 consultas ginecológicas, 10.760 coletas de material para exames preventivos, realizados 9.396 exames de ultrassonografia ginecológica e 8.328 orientações de planejamento familiar, dentre outros procedimentos.
Normalmente, a equipe do projeto Consulta Única faz o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) entre 13h e 21h. Os serviços são oferecidos às segundas e quartas-feiras, sendo 75 consultas médicas por dia, distribuídas em três horários de agendamento: 13h30 (25 consultas), 15h30 (25 consultas) e 17h30 (25 consultas); 50 vagas para coleta de preventivo e até 30 vagas para realização de ultrassom ginecológico, demandado das consultas realizadas no dia. Todos os atendimentos são previamente agendados.
De acordo com a coordenadora do projeto Consulta Única, Maiara Rodrigues da Mota o atendimento tem como objetivo a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar (vasectomia, DIU e laqueadura) e atendimento às gestantes. “É um projeto humanizado já atendeu em 38 unidades diferentes, sendo 22 Unidades Básicas e 16 Unidades de Saúde da Família”.
A paciente Maria das Dores da Silva, 66 anos, aposentada e moradora no núcleo de Indubrasil, só tem elogios para o Consulta Única de ótima qualidade. “Aqui, a gente é examinada e, quando necessário, são feitos os exames. Este programa é uma maravilha e estou satisfeita com este trabalho da Prefeitura”.
A dona de casa Roseli Marques, 37 anos, também aprova o trabalho do projeto Consulta Única. “Aqui, a gente sai com o resultado do exame e o diagnóstico do médico”, comenta.
De acordo com o médico Quelpes Yuri Torres Chalegue Lalucci, ao fazer o exame clínico na paciente faz a constatação da necessidade dos exames complementares como ultrassonografia, mamografia e exame de mama preventivo. “Aqui mesmo, a paciente faz os exames e retorna para saber o diagnóstico. Se preciso, eu prescrevo o medicamento e na segunda opção a paciente é encaminhada para fazer o procedimento cirúrgico. Este é um trabalho rápido e tem tranqüilizado as pacientes que precisam dos tratamentos na rede pública de saúde”, completa o médico Quelpes resumindo que o programa funciona como prevenção, diagnóstico e tratamento.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde, Jamal Salém reforça que o projeto Consulta Única é uma das prioridades na administração do prefeito Gilmar Olarte. “O projeto já diminuiu as filas de pessoas que precisam de exames. Para se ter uma ideia, a fila para o exame de mamografia diminuiu para uma semana. Este é um avanço na saúde e queremos fazer muito mais para melhorar a qualidade da saúde dos campo-grandenses”, finaliza.