Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Saúde

Quarta dose da vacina contra a Covid-19 é liberada em Campo Grande

Dose estará disponível a partir da próxima segunda-feira

17 junho 2022 - 19h23Por Elizeu Ribeiro

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 estará liberada para pessoas de 40 anos ou mais, a partir da próxima segunda-feira (20), em Campo Grande. A vacina da quarta dose só poderá ser administrada na população após 4 meses da aplicação da terceira dose.

A ampliação do público ocorre após anúncio feito pelo Ministério da Saúde. Além das pessoas de 40 anos ou mais, idosos a partir de 60 anos, indivíduos imunocomprometidos com 18 anos de idade e trabalhadores de saúde, também devem receber a quarta dose.

Campo Grande foi uma das primeiras capitais do país a ampliar o público da quarta dose, baixando a faixa etária para pessoas de 50 anos ou mais, em março deste ano.

A estimativa da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau (SVS) é de que aproximadamente 44,8 mil pessoas entre 40 e 49 anos que receberam a terceira dose sejam vacinadas.

Até o momento, 725,2 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose em Campo Grande, o que representa 80.04% de toda a população. Destas, 688,3 mil receberam a segunda dose ou dose única, 378,7 mil a terceira dose e 95,2 mil a quarta dose, totalizando aproximadamente 1,8 milhões de doses aplicadas.

A vacina contra a Covid-19 segue disponível para toda a população a partir dos cinco anos e que ainda não tenha tomado nenhuma dose da vacina. A segunda dose será aplicada conforme a data prevista no comprovante de vacinação, obedecendo o intervalo estipulado pelo fabricante. 

Quem tem 12 anos ou mais e concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses poderá receber a terceira dose em qualquer um dos pontos, assim como quem precisa faça parte dos seguintes grupos: pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com alto grau de imunocomprometimento. Para todos estes públicos será aplicada a quarta dose e é necessário ter um intervalo de quatro meses da terceira dose.