A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

10/05/2018 19:00

A+ A-

Sábado é marcado pelo 'Dia D' da vacinação contra gripe; MS já registrou 7 mortes este ano

Números superaram todos os registrados durante todo o ano de 2017

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou mais três mortes por influenza em Mato Grosso do Sul e fez subir para sete o número de vítimas em 2018. Os pacientes eram moradores de Chapadão do Sul, Três Lagoas e Campo Grande. Em cinco meses, os números já superaram os do ano passado, registrado com seis mortes.

O primeiro caso, confirmado em março, foi causado pelo H3N2.

Cinco das mortes foram provocadas pela gripe A e duas não foram registradas o subtipo do vírus. O último óbito foi nessa terça-feira (8), em Três Lagoas. Um idoso, de 70 anos, deu entrada no Hospital Auxiliadora com sintomas da gripe e morreu um dia depois.

"Dia D"

O Governo do Estado iniciou a 20ª campanha de vacinação contra a Influenza no dia 23 de abril. O objetivo é vacinar em torno de 90% do público alvo.

A mobilização nacional, conhecida como "Dia D", acontece no sábado (12) em todas as salas de vacina dos posto de saúde. Além das unidades médicas, a população também pode ser vacinada em um trailer na Praça Ary Coelho, na Capital.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Fazem parte do grupo de risco crianças de 06 meses a menores de 5 anos,  gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.

A SES alerta para a prevenção da gripe. Conforme divulgado pela Secretaria, as pessoas devem fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024