(67) 99826-0686
Gov - Agosto Lilas 09 a 24/08

Santa Casa volta a realizar transplantes de coração

A infraestrutura necessária para o transplante de coração já está pronta

14 MAI 2019
Da redação/Assessoria
09h33min
Foto: Reprodução/Assessoria

O Ministério da Saúde publicou a Portaria Nº 560, de 8 de maio de 2019, autorizando a Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande a realizar a retirada e transplante de coração. Com a publicação o hospital volta a realizar o procedimento que já ocorria na instituição até que o credenciamento foi perdido em 2013. A Santa Casa de Campo Grande já atua nos transplantes de rins e córneas e pretende ampliar a gama de oferta ainda neste ano com o início dos transplantes de fígado e de medula.

A infraestrutura necessária para o transplante de coração já está pronta e, com a publicação da Portaria, os procedimentos podem ocorrer a qualquer momento a depender das doações e compatibilidade, já os de fígado e medula têm os projetos em adiantado andamento.

Só em 2018 a Santa Casa captou oito corações, que foram enviados para fora do Estado por não haver nenhum hospital credenciado para realização do procedimento. Com o credenciamento, pacientes do Sistema Único de Saúde e particulares que buscavam a solução em outros Estados, principalmente São Paulo, passam a contar com a possibilidade aqui mesmo. O último transplante de coração realizado pela Santa Casa havia sido em 2013, quando foi descredenciada. 

Instalações

Para o novo credenciamento, a Santa Casa teve que investir em sala cirúrgica especial, bem como em uma UTI específica para o pós-operatório dos transplantados. Estes ambientes foram equipados com aparelhos modernos e muito específicos como, por exemplo, condicionador de ar com pressão positiva e filtros especiais.

Veja também