A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

27/05/2016 12:47

A+ A-

Saúde em Corumbá promove ações que orientam contra danos do tabaco

Dentro da mobilização que busca conscientizar a população sobre os danos provocados pelo fumo, a Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima segunda-feira, 30 de maio, palestra na Unidade Básica de Saúde da Nova Corumbá, a partir das 07h30, sobre a questão. Para a terça-feira, 31, Dia Mundial Sem Tabaco, está programada uma blitz educativa na área central da cidade.


Promovidas pelo Programa de Prevenção Primária de Câncer/Tabagismo, com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), as palestras já foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do Vitória Régia, Pedro Paulo II e no Humberto Pereira.


Os objetivos são destacar a prevenção de doenças e estimular a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis que contribuam para a redução de incidência e a mortalidade por câncer entre outras doenças relacionadas ao tabaco.


“Em um único cigarro, existem mais de 4.700 substâncias nocivas, entre elas a nicotina, responsável pela dependência que é maior do que a de drogas como a cocaína e a heroína, por exemplo”, afirmou o psicólogo Gleidson Fontes da Rosa, responsável pelo Programa de Prevenção Primária de Câncer/Tabagismo.  


“Por isso é bastante comum pessoas relatando que largaram o álcool, as drogas, mas não conseguem abandonar o cigarro. A nicotina, em doses excessivas, provoca náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisa e até a morte”, complementou.


A partir deste segundo semestre, o Programa vai iniciar a capacitação dos agentes de saúde, enfermeiros e médicos de todas as Unidades Básicas da Rede Municipal de Saúde para realização de tratamento para fumantes. Esse trabalho de qualificação será realizado em parceria com o INCA-MS (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).


“Para o segundo semestre estão preparadas Oficinas de Capacitação para Ampliação dos Ambientes 100% Livres do Tabaco e também a Descentralização do Tratamento do Fumante, que passará a ser ofertado pelas ESFs do município”, completou o psicólogo.


Durante o tratamento, que é realizado pelo período de um ano, a pessoa terá atendimento psicológico, médico e, se necessário, também a medicação que é fornecida gratuitamente pela Secretaria Estadual de Saúde. Em 2015, o Programa de Prevenção Primária de Câncer/Tabagismo teve 72 cadastros novos.  Um total de 48 pessoas realizaram o tratamento em grupo, outras individualmente.


Um dos principais problemas enfrentados é a desistência. Cerca de 40% das pessoas acabam desistindo. A porcentagem que permanece o período de tratamento, que corresponde a um ano é de 30%. Também foram realizadas mais de 162 consultas médicas. As ações educativas junto a população somaram 554 participantes. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024