Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Saúde

Secretaria de Saúde irá investigar se criança de 13 anos morreu de dengue hemorrágica

Menino esperou mais de sete horas para ser transferido para a Capital

14 fevereiro 2019 - 13h30Por Da redação / Região Online

A Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia irá realizar uma investigação epidemiológica para apurar a causa da morte do menino Júlio Neri Romeiro, 13 anos, na tarde de ontem (14) no Hospital Elmiria Silvério Barbosa.

O diretor clínico, Renato Couto atendeu o menino, diante do rápido agravamento do estágio de saúde do paciente ele apontou duas prováveis causas: dengue hemorrágica ou meningite.

O garoto deu entrada no Hospital Elmiria Silvério Barbosa na última terça-feira, por volta das 15h com quadro de febre. O estado de saúde do jovem evoluiu e se agravou durante a noite e madrugada até às 6h20, quando foi pedida a central de regulação da Unimed para liberar uma vaga em Campo Grande.

Só por volta da 13h10, após sete horas do pedido inicial de vaga (reiterado mais de uma vez), o translado para Campo Grande foi autorizado, segundo a diretora do hospital, Vanda Camilo.

Foi enviada uma ambulância da Amapil (que presta serviços para a Unimed) com equipe para levar o paciente. No trajeto, Júlio teve uma parada cardíaca e o resgate retornou ao hospital onde acabou falecendo após várias tentativas de reanimação.

Sobre o caso, a Unimed informou que ''...atuou prontamente e seguiu todos os critérios técnicos que norteiam a atuação da regulação de vagas e remoção de pacientes entre hospitais''.

* Matéria estendida às 19h40 para acréscimo da resposta da Unimed.