Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Saúde

Secretário lamenta morte no Indubrasil e cobra monitoramento de pacientes da covid-19

Mulher que morreu do novo coronavírus em Campo Grande estava em isolamento domiciliar

05 junho 2020 - 12h17Por Diana Christie

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, lamentou a morte de Marilda Monteiro, 51 anos, moradora do Indubrasil, em Campo Grande, e cobrou o monitoramento dos pacientes do novo coronavírus que estão em isolamento domiciliar.

“A gente precisa procurar cada vez mais buscar a perfeição no sentido de monitorar todos os casos positivos, contatos e os diagnosticados que precisam ficar em isolamento domiciliar”, enfatizou em recado aos municípios, em live nesta sexta-feira (5).

Dourados continua sendo a cidade com mais casos em números absolutos, mas a Capital tem o maior número de mortes, oito no total, até o momento. Abaixo o quadro com os municípios com mais testados positivos:

O secretário volta a alertar para os cuidados de higiene e reforça a importância dos testes. “Nós estamos ampliando e muita a testagem. Precisamos ter a noção completa [do panorama da doença] para adotar novas medidas de combate ao coronavírus em Mato Grosso do Sul”.

Dados

Mato Grosso do Sul chegou aos 1.997 casos confirmados do novo coronavírus nesta sexta-feira (5), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Foram registrados mais 72 testes positivos e uma morte nas últimas 24 horas.

Dos casos confirmados, 1.019 são considerados ativos, ou seja, que precisam de constante monitoramento de profissionais de saúde, seja através de ligações para as pessoas que estão em casa ou cuidados terapêuticos para as que estão internadas.

São 972 pessoas em isolamento domiciliar e 48 internadas em hospitais públicos e privados do Estado, considerando um morador de Mato Grosso que está sendo atendido no Mato Grosso do Sul.

Destes, 30 pacientes estão em leitos clínicos e 18 em leitos de UTI. Há também três sul-mato-grossenses em São Paulo e um em Alagoas. Segundo a SES, uma pessoa com covid-19 fica, em média, 30 dias internadas.

Com o registro da morte de Marilda Monteiro, 51 anos, moradora do Indubrasil, em Campo Grande, o Estado chegou aos 21 óbitos.

Desde que a doença começou a ser monitorada, foram 15.189 casos notificados, dos quais 11.174 foram descartados, 630 estão sendo analisados pelos laboratórios e 1378 precisam ser encerrados pelas secretarias municipais.