sexta, 07 de novembro de 2025

Busca

sexta, 07 de novembro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Solidariedade

há 3 dias

Sozinha, filha enfrenta rotina exaustiva para cuidar da mãe com câncer e esquizofrenia no Nova Lima

Porteira e mãe de três filhos, Maria Beatriz pede ajuda para custear medicamentos e exames e fraldas para idosa acamada

Sozinha e sem apoio, a porteira Maria Beatriz Rios Oviedo, de 38 anos, se desdobra para cuidar da mãe, Ramona Leuza Rios Oviedo, 71 anos, acamada e com câncer e esquizofrenia, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. A família precisa de auxílio para custear medicamentos, exames e fraldas para a idosa.

Entre o trabalho, a criação dos três filhos de 9, 16 e 21 anos, e a rotina de cuidados da mãe, a filha se sente esgotada. “Eu sou filha única, perdi minha irmã há 5  anos para o câncer. Agora é só eu e minha mãe. Ela tem câncer, é esquizofrênica, usa fraldas e remédios caros. Eu trabalho, mas não consigo pagar tudo. Já cheguei no meu limite”, desabafa.

Durante o dia, Maria cuida sozinha da mãe. É ela quem dá banho, troca fraldas, prepara a alimentação, administra os medicamentos e acompanha o tratamento. À noite, conta com a ajuda dos filhos para que a avó tome os remédios e consiga descansar.

“Sou eu quem faço tudo. Eu cuido dela o dia inteiro, porque ela é mulher, né? Eu que dou banho, troco, levo nas consultas. Dia 10 ela começa a radioterapia, e os gastos vão aumentar. Tem os efeitos colaterais, as idas e vindas ao hospital, os remédios, muito caro”, conta.

Além do tratamento oncológico, que será realizado na Hospital Alfredo Abrão, dona Ramona precisa de exames complementares que não foram liberados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo Maria Beatriz, o custo mensal com medicamentos, fraldas e transporte ultrapassa a renda da família.

“Ela precisa de dois exames caros, e eu não tenho como pagar. Eu tô pedindo ajuda porque eu não sei mais o que fazer. Já vendi o que dava e ainda assim não consigo”, lamenta.

Mesmo com todas as dificuldades, Maria frisa que é o amor pela mãe é o que a mantém de pé. “Eu só quero que ela tenha o mínimo de conforto. Eu me viro sozinha, mas agora eu não estou dando conta. Toda ajuda é bem-vinda, porque a situação tá muito difícil”, conclui.

Quem quiser colaborar com a família pode contribuir pela vaquinha online “Ajude dona Ramona a vencer o câncer”, no Pix: 5769710@vakinha.com.br ou na vaquinha online.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias