Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Saúde

UEMS ajuda na testagem para laboratório central fazer mais testes do covid-19

Testes para dengue, zika e chikungunya são transferidos para o laboratório da Embrapa

07 abril 2020 - 12h46Por Diana Christie

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a Embrapa estão realizando testes para arboviroses (dengue, zika e chikungunya), a fim de aliviar o sistema do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), que concentra os testes para o novo coronavírus.

Segundo a assessoria, um dos pesquisadores que estão atuando nessa força-tarefa é o professor André Luiz Julien Ferraz, mais conhecido como Splinter, da UEMS de Aquidauana. Ele é professor do curso de Zootecnia, além pesquisador da área de genética molecular e melhoramento genético.

Também atua na força-tarefa o pesquisador Flábio Ribeiro Araújo, da Embrapa. “Tem sido cansativo ficar o dia todo no laboratório com equipamentos de segurança, mas me sinto muito útil, pois são poucos os profissionais habilitados para essa função. Então, me sinto muito feliz em colaborar”, ressalta.

A bióloga Zoraida Fernandes, da FIOCRUZ também participa da equipe. Ela desenvolve pesquisa e ajuda na rotina do Lacen desde 2017. “Desde do início da pandemia em Mato Grosso do Sul, estou trabalhando com os testes de dengue, zika e chikungunya, que são muito importantes para população também”, conta Zoraida.

Dengue

Apesar de ter capacidade para atuar contra o covid-19, o laboratório se concentra em testes como de dengue, que também preocupa as autoridades do estado. Nas últimas semanas, Mato Grosso do Sul registrou 1.463 novos casos de dengue, segundo o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

São 15.084 casos confirmados da doença em todo o estado, 5.333 em Campo Grande, cerca de 35% do total de MS. O segundo município com maior número de casos é Três Lagoas, os registros chegam a 1.855 na cidade. Ao todo são 21 óbitos causados por dengue em MS, sendo o último registrado no dia 23 de março, no município de Paranaíba. Segundo dados da SES, 96% dos 79 municípios do estado estão com alta incidência de dengue.