ASSEMBLEIA MAIO DE 2022 2
Menu
quarta, 18 de maio de 2022 Campo Grande/MS
TOP MIDIA INSTITUCIONAL SUPER BANNER
Saúde

Unidades de Saúde iniciam tratamento de tabagismo para quem deseja parar de fumar

Em 2018, foram atendidos mais de 570 fumantes que procuraram atendimento para cessar o tabagismo

27 fevereiro 2019 - 12h11Por PMCG

Unidades de Saúde da Prefeitura de Campo Grande oferecem tratamento para os interessados em parar de fumar. O Programa de Controle do Tabagismo acontece em 28 locais em Campo Grande e nas unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau),

Neste mês de fevereiro, três novos locais oferecem o atendimento: UBS Caiçara e Carlota e UBSF Mata do Jacinto. A Sesau adota o modelo do Ministério da Saúde, estabelecido como Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Em Campo Grande, os locais habilitados para atendimento do programa são UBS/UBSF, hospitais e o Centro Especializado Municipal. Em 2018, foram atendidos mais de 570 fumantes que procuraram atendimento para cessar o tabagismo.

O tratamento também é oferecido na UBSF Albino Coimbra, UBSF Jardim Itamaracá, UBSF Jardim Noroeste, UBSF Parque do Sol, UBSF Paulo Coelho Machado, UBS Silvia Regina, UBSF Tarumã, UBSF Vila Fernanda e UBS Caiçara.

As equipes das unidades se mobilizam para captar e orientar os usuários que desejam parar de fumar. O rol de profissionais nestes locais é ampliado quando as unidades contam com NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica/NASF-AB) que possui psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Na UBS Caiçara foi aberto o segundo grupo pela unidade que já programou mais dois grupos ainda para este ano, sendo um para maio e outro para setembro de 2019.