Menu
Busca sexta, 05 de junho de 2020
GOV FEMINICIDIO
Saúde

Vai sair? SES orienta uso correto de máscaras

Em Campo Grande, a utilização é obrigatória nos transportes coletivos

21 maio 2020 - 14h43Por Nathalia Pelzl

Para combater e evitar a propagação do coronavírus, a recomendação das autoridades de saúde tem sido o uso de máscaras para quem precisa ir às ruas. Tanto as descartáveis como as de tecido, caseiras ou industrializadas, população tem aderido.

Em Campo Grande, a utilização é obrigatória nos transportes coletivos. No entanto, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, é preciso saber usar a máscara de forma correta.

“Precisamos estar com as mãos limpas ao manuseá-las seja na hora de colocar, seja na hora de retirar, é preciso pegar a máscara pelo elástico ou pelo laço e nunca pela parte da frente, para não corrermos o risco de contaminar o material”, ensina a secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone.

Segundo a especialista, antes de mais nada é importante que ao colocar as máscaras as mãos sejam devidamente higienizadas. “Tire todos os anéis, acessórios, pulseiras, lave as mãos com água e sabão e na ausência desse recurso, utilize o álcool em gel. Utilize o tempo necessário e ao colocar pegue a máscara pela parte externa”.

O tempo médio de uso é de 2 a 3 horas e a máscara precisa ser trocada se estiver apresentando umidade. “Mais importante do que ter uma máscara é saber usá-la. Quando uso a máscara, eu protejo o outro e quando você usa a máscara, você me protege. É uma barreira. Com isso, podemos salvar vidas”, aconselha Christine.

Seguem mais orientações do Ministério da Saúde:

  • Remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente – que pode estar contaminada  
  • Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável)  
  • Lave a máscara usando água e sabão e faça o enxágue em água corrente 
  • A máscara de tecido tem efetividade por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração 

Leia Também

Motorista em alta velocidade atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Interior
Motorista em alta velocidade atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Governo ainda analisa se vai voltar com aulas presenciais em MS
Cidades
Governo ainda analisa se vai voltar com aulas presenciais em MS
MS se destaca com originalidade da Corrida Digital
Top Esporte
MS se destaca com originalidade da Corrida Digital
Rodoviária poderá reabrir antes dos 30 dias se cumprir requisitos de prevenção
Cidade Morena
Rodoviária poderá reabrir antes dos 30 dias se cumprir requisitos de prevenção