Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Saúde

VÍDEO: documentário leva esperança e ensina sobre prevenção ao câncer de mama

O objetivo é conscientizar sobre a importância dos exames preventivos

31 outubro 2019 - 15h14Por Diana Christie

Em uma das ações referentes ao Outubro Rosa, os vereadores lançaram, nesta quinta-feira (31), o documentário “Superação: A luta contra o câncer de mama”, que conta a história de luta de mulheres contra a doença, além de mostrar o caminho para a rede de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) em Campo Grande.

O objetivo é conscientizar sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, que podem ser curados quando descobertos no início. 

Na Procuradoria Especial da Mulher, a vereadora Enfermeira Cida (PROS) destacou que o câncer é uma das patologias que mais matam no Brasil. “Sabemos que o câncer de mama é o segundo em maior evidência, porém, uma vez diagnosticado precocemente ele se faz 100% de cura”, destacou.

Dharleng Campos (PP) ressaltou a mensagem de esperança do vídeo. “Este documentário veio para mostrar o testemunho de mulheres que venceram e que lutam contra o câncer. E nós conseguimos fazer um mês de conscientização em relação à prevenção. A mulher precisa  se cuidar, ela só vai conseguir amar o próximo, se dedicar à sua família, à sua profissão, se primeiro ela se cuidar”.

A história sensibilizou também os homens, que logo participam da campanha do novembro azul para o diagnóstico do câncer de próstata. “Confesso que fiquei sensibilizado até porque recentemente perdi uma pessoa muito amiga que lutou bravamente contra essa doença, eu acompanhei a batalha dela. A prevenção é o melhor caminho, e esta Casa tem debatido amplamente este assunto aqui”, reforçou Betinho (Republicanos). 

O vereador Fritz (PSD) lembrou que a luta é de todos. “Há 6 meses perdi uma tia em uma luta com quase 15 anos contra o câncer de mama, ela foi vencida. E, nós, da saúde pública precisamos destacar os desafios que nós temos para o diagnóstico precoce e para o tratamento. Essa luta não é só da sociedade, não é só do Poder Público, com certeza conseguiremos intervir nesse indicador”, disse.

Wilson Sami (MDB) explicou a importância do exame de mamografia. “Só resta salientar a importância da prevenção, porque se diagnosticado recente tem cura 100%. Lembrando que a mamografia detecta o câncer do tamanho de uma cabeça de agulha. Então, que as mulheres não tenham medo de se submeter a esse exame”, afirmou.

Para finalizar, o presidente da Casa de Leis, João Rocha (PSDB) afirmou que o objetivo fundamental do documentário é a promoção à saúde. “O fundamental e o mais importante é que nós todos estamos buscando transmitir com este documentário é a prevenção, a promoção à saúde e salvar vidas”, finalizou.

Assista: