A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Top Esporte

09/09/2018 11:44

A+ A-

Aos 26, Neymar iguala nº de partidas oficiais de Pelé pela Seleção

Atual camisa 10 completa 91 jogos - mesmo número do Rei (sem contar partidas contra clubes e combinados) em toda a carreira - com 19 gols a menos e quatro anos mais novo na comparação

A partida contra os Estados Unidos foi mais do que especial para Neymar. Além de se tornar o dono da braçadeira de capitão do Brasil de Tite e marcar pela terceira vez seguida no início do ciclo, o atual camisa 10 igualou o número de partidas oficiais de Pelé pela Seleção: 91. Quatro anos mais novo e com 19 gols a menos na comparação com o Rei do Futebol. Confira abaixo os detalhes:

•            Atualmente com 26 anos e sete meses, Neymar marcou 58 gols em suas 91 partidas - todas elas oficiais - pela Seleção desde a estreia em 2010 contra os Estados Unidos.

•            Pelé disputou seu último jogo oficial pelo Brasil aos 30 anos e oito meses, contra a Iugoslávia, em 1971. O Rei anotou 77 gols em partidas contra seleções de outros países, consideradas oficiais pela Fifa.

•            Até 2001, a Fifa contabilizava 92 jogos oficiais de Pelé. Naquele ano, a entidade deixou de reconhecer os jogos de sua seleção como oficiais. A partida que saiu da lista (Brasil 2 x 1 Seleção da Fifa) foi disputada em 1968 em comemoração aos dez anos do primeiro título mundial.

Pelé disputou ainda mais 23 partidas contra clubes e combinados, jogos considerados não oficiais pela entidade máxima do futebol mundial, e marcou 18 gols contra adversários como Inter de Milão, Atlético de Madrid, Bahia, Atlético Mineiro, Seleção Pernambucana e Combinado de Guadalajara. No total, foram 114 partidas e 95 gols, marca que faz dele o maior artilheiro da história da Seleção. E estatística que Neymar vai precisar se esforçar muito para alcançar ou superar.

Atualmente, o atacante do Paris Saint-Germain ocupa a quarta posição da lista. Depois de igualar Romário (56) pouco antes da Copa, está atrás apenas de Zico (66), Ronaldo (67) e do próprio Pelé (95). Faltam oito gols para alcançar o Galinho e nove para o Fenômeno. Os números são os utilizados pela CBF, que, ao contrário da Fifa, contabiliza os gols marcados contra clubes e combinados em sua estatística.

Os 91 jogos oficiais de Pelé:

•            66 vitórias

•            14 empates

•            11 derrotas

•            77 gols

•            4 Copas do Mundo (três títulos)

O que a Fifa considera como jogo oficial? São os confrontos contra seleções de outros países, sejam eles de caráter amistoso ou por competições. Jogos contra clubes e combinados não entram na lista.

Os 91 jogos oficiais de Neymar:

•            64 vitórias

•            18 empates

•            9 derrotas

•            58 gols

•            2 Copas do Mundo (nenhum título)

- Eu não penso em ultrapassar os grandes ídolos do nosso futebol. Claro que para mim é uma honra estar entre os maiores. Mas o que quero é fazer gols para ajudar a Seleção agora. Busco fazer isso a cada jogo até mesmo com passes e assistências.

''O mais importante é o Brasil vencer, mesmo que não tenha gol meu'', disse Neymar após marcar o 58º gol.

A próxima chance para Neymar ampliar suas marcas será na terça-feira, contra El Salvador, às 21h30 (de Brasília), em Washington. Os amistosos de outubro também já foram anunciados: Arábia Saudita e Argentina, nos dias 12 e 16. Ambos os jogos serão realizados na Arábia Saudita.

•           

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias