Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Top Esporte

Artilheiro do Timão no ano é Petroswickonicovick Wandeckerkof

Alagoano de 15 anos e de nome completamente diferente é o jogador que mais fez gols na temporada 2016 pelo Timão

11 novembro 2016 - 13h45Por Globo Esporte

Com 15 gols, Romero é o artilheiro do time profissional do Corinthians na temporada. Dentro do clube, porém, um garoto de 15 anos e nome completamente diferente ostenta a marca de maior goleador de 2016, com 17 gols: Petros. Ou melhor: Petroswickonicovick Wandeckerkof.

Natural de Maceió, capital de Alagoas, o garoto foi um dos destaques do Timãozinho no Paulista Sub-15, torneio que a equipe acabou eliminada nas quartas de final diante do Palmeiras. Foram 15 gols no Estadual, além de outros dois marcados na Copa Votorantim.

Tema de reportagem do GloboEsporte.com em 2013, o atacante ganhou esse nome dos pais. Segundo a mãe Erica Silva, o motivo foi uma aposta feita com o marido, José Ivanildo.

– Quando casei, avisei que não queria esses nomes. Mas ele insistiu e propôs uma aposta. Se nascesse menina, eu escolheria o nome. Mas, se fosse menino, ele é que colocaria o nome. Perdi a aposta duas vezes, porque tivemos dois meninos – contou Erica em 2013, citando também o menino Pollywanovick Wandeckerkof, hoje com 11 anos.

José Ivanildo é fã de nomes diferentes. Obcecado por esportes, ele buscou no tênis, no vôlei e no basquete a inspiração para batizar seus três primeiros filhos, frutos de uma união anterior. São eles: Pollyana Navratilova, de 30 anos, Pollystheyvison Wandeckerkof, de 29, que foi campeão da Copa São Paulo em 2006 pelo América-SP, e Polloscovick Wandeckerkof, de 26. Segundo o pai, o nome do artilheiro do Timão é uma junção de nomes russos.

– Sempre gostei de nomes de origem russa, holandesa também (o Wandeckerkof presente em todos os nomes masculinos da família é em homenagem a dois irmãos holandeses que jogaram na seleção). E como eu acho meu nome muito feio, queria colocar nomes mais bonitos nos meus filhos. Tem quem ache estranho, mas eu mesmo acho bonito – disse ele, na ocasião.

OUTROS GOLEADORES

Feito pela assessoria de imprensa do Timão, o levantamento de gols da base considerou apenas os anotados em jogos oficiais. Carlinhos, de 19 anos, somou 14 gols na temporada: um na Copa São Paulo, sete no Paulistão, cinco no Brasileirão e um na Copa do Brasil. É o segundo maior goleador das categorias inferiores. Promovido ao profissional, ele tem treinado com o grupo.

Com 12 gols, Léo Jabá é o terceiro da lista. Foram três gols na Copinha, cinco no Paulistão Sub-20 e quatro no Brasileiro da categoria. Aos 18 anos, tem completado os treinamentos de Oswaldo de Oliveira, mas só deve ganhar uma oportunidade mesmo no Paulistão de 2017.

O calendário da base ainda terá duas competições para o resto do ano: a Copa RS, que contará com o time sub-20, e a BH Cup, para o sub-15, todas disputadas em dezembro.