O Parque das Nações Indígenas de Campo Grande será sede da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, entre os dias 25 e 26 de março, trazendo grandes nomes da modalidade para a capital sul-mato-grossense.
As provas serão dividas entre as categorias masculino e feminino, e servirão de seletiva nacional para eventos internacionais, como a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontecerão na Polônia e no Canadá, respectivamente.
Essa é a primeira vez que o estado recebe uma competição da modalidade, tornando-se destaque no mundo do esporte.
“Um evento desse tamanho vem colocar Mato Grosso do Sul como referência nacional em realizações de eventos. O estado já é destaque através dos resultados dos seus atletas, nacional e internacionalmente, e vem também se consolidando, nos últimos anos, na realização de eventos de grande porte”, frisa o presidente da CBCa, Rafael Girotto.
O sul-mato-grossense, Fernando Rufino, mais conhecido como "cowboy de aço", buscará a vitória em sua terra natal, após conquistar a medalha de ouro nos jogos paralímpicos ocorridos no Japão, em 2021.
Rufino faturou o ouro nos 200 metros da classe VL2 (canoa havaiana para atletas com deficiência física), chegando à melhor marca da história da prova.
A competição será organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), junto à Federação Estadual (FCaMS). Além disso, o Governo Estadual surge como principal parceiro, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).