Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Top Esporte

CORRIDA DIGITAL: acompanhados por chip, atletas vão correr sozinhos em competição

Projeto piloto foi anunciado pelo presidente da Fundesporte

29 maio 2020 - 12h06Por Diana Christie

Diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Miranda apresentou, nesta sexta-feira (29), a primeira corrida digital de Mato Grosso do Sul. Os atletas devem correr de forma individual e serão acompanhados por chips, entregues ao final da competição.

“Estamos trabalhando intensamente para dar suporte aos municípios para biossegurança e retomada dos esportes quando possível. [...] Na segunda será a primeira corrida digital, que é um projeto piloto do governo para a gente tentar manter o esporte vivo no Estado seguindo todos os protocolos de biossegurança”, explicou durante live nas redes sociais.

Miranda lembra que precisou cancelar todos os jogos coletivos, tanto os escolares, que reúnem de 700 a 1200 alunos todos os anos, quando os da melhor idade e paraolímpicos, praticados por pessoas do grupo de risco para o novo coronavírus.  Assim, o jeito foi criar estratégias para manter os esportes durante a pandemia.

Marcelo Miranda - Foto: Reprodução/Facebook

A Corrida Digital acontecerá de 1º a 7 de junho, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Segundo a assessoria da Fundesporte, a prova é uma adaptação no circuito Rota das Estações 2020, promovido pela Rede MS Integração de Rádio e Televisão, e que teve etapas suspensas devido ao surto da doença.

Nesta modalidade, os corredores terão uma semana para ir ao local de prova e percorrer o trajeto de cinco quilômetros no melhor tempo possível. Os participantes escolhem o horário de preferência, entre 6h e 20h. O tempo de cada competidor será registrado através de um chip de cronometragem, que servirá para definir os ganhadores. Haverá largada e a prova será supervisionada por um fiscal. 

De acordo com o regulamento (clique aqui para acessar), serão premiados os três primeiros colocados, no masculino e feminino, com medalha, troféus, certificado digital e premiação em dinheiro. A Corrida Digital é destinada a atletas profissionais e amadores, com idade acima de 16 anos. O limite é de 300 inscritos. 

Arte: Rede MS

As inscrições podem ser feitas pelo site www.rotadasestacoes.com.br até esta quarta-feira, 27 de maio. A entrega dos kits ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio, na sede da Rede MS (Rua Itajaí, 433, Vila Antônio Vendas), em sistema drive-thru, a fim garantir que seja individual e segura. Durante a retirada presencial dos kits, também serão realizadas inscrições (se sobrarem vagas), com as devidas medidas para evitar o contágio.

Ao se inscrever, o participante deverá optar por uma entidade assistencial, que receberá 20% da taxa de inscrição. As instituições beneficiadas serão o Asilo São João Bosco e o Projeto Criança Feliz.

Mais ações

Marcelo Miranda destaca que está trabalhando ainda em um projeto de biossegurança para a retomada das aulas de educação física, dos programas de treinamento e dos esportes sem contato. Além disso, a Fundação oferece programas virtuais para orientar o treinamento das pessoas que estão em isolamento social.

“Até porque a manutenção da atividade física é muito importante para a saúde das pessoas”, complementa o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que acompanhou a live.