TJMS ABRIL 2024
A+ A-

quarta, 17 de abril de 2024

quarta, 17 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Top Esporte

16/02/2019 14:44

A+ A-

Ex-goleiro Jefferson diz que ficou fora de convocação da sub-20 em 2003 por ser negro

Em entrevista ao Resenha ESPN, ídolo do Botafogo afirmou que ficou fora da primeira lista do Mundial por decisão de alguém da CBF

Jefferson foi um dos destaques da Seleção no título do Mundial Sub-20, em 2003, nos Emirados Árabes. Na decisão contra a Espanha, o Brasil venceu por 1 a 0 com gol de Fernandinho, hoje no Manchester City. Mas o ex-goleiro quase ficou fora daquela conquista. Em entrevista ao programa Resenha ESPN na noite da última sexta-feira, o ídolo do Botafogo disse que não foi chamado na primeira convocação por ser negro.

- Tive a oportunidade de disputar o Sul-Americano e o Pan-Americano pela sub-20. Antes da convocação para o Mundial, estava praticamente decretada quem seriam os goleiros: eu, Fernando Henrique (Fluminense) e Fabiano (Inter).

''Quando saiu a convocação em janeiro, eu estava certo que meu nome estava lá, mas para minha surpresa, quando vi no jornal, meu nome não estava lá. Fiquei muito chateado, pensei ''poxa, o que aconteceu?''. Um mês atrás estava tudo certo'' - lembrou Jefferson.

A questão é que o campeonato acabou sendo adiado por causa da guerra no Iraque. Passou de março/abril para dezembro, o que possibilitou a convocação do goleiro. Segundo Jefferson, a pessoa que barrou sua convocação saiu da CBF durante este período.

- O pessoal viajou para o Mundial nos Emirados Árabes, mas na época em que eles foram, na fase de treinamentos, estavam tendo guerras (Iraque). Eles ficaram duas semanas lá e cancelou o campeonato, passou para o final de 2003.

''Eu estava no banco do Max no Botafogo, na Série B. Faltando um mês para a convocação, eu nem estava esperando. Foi quando recebi uma ligação: ''E aí, está preparado para voltar à seleção? A gente ia te convocar lá atrás, só que a gente foi barrado, porque não poderia convocar goleiro negro".

- Ele me disse que tinha uma pessoa (dentro da CBF) que falou que não poderia convocar. Como a pessoa saiu, agora eles poderiam fazer o que quisessem.

No Mundial de 2003, Jefferson começou na reserva de Fernando Henrique e virou titular ao longo da campanha. Além da sub-20, Jefferson defendeu também a seleção principal do Brasil. Foram 63 convocações no total e 22 partidas. O goleiro foi convocado para a Copa do Mundo de 2014 e chegou a ser titular da Seleção em 2015.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias