A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Top Esporte

02/10/2016 09:50

A+ A-

Hamilton e Nico dão azar; Ricciardo e Verstappen fazem dobradinha da RBR

Domingo também não foi bom para os brasileiros. Felipe Massa, da Williams, teve uma pane no acelerador na volta de apresentação

Não precisou nem chover em Sepang para que tivéssemos um GP da Malásia imprevisível e emocionante. Azar de quem não acordou de madrugada para assistir a corrida, válida pela 16ª etapa da temporada 2016. A vitória esteve nas mãos de Lewis Hamilton e Max Verstappen, mas acabou com um determinando Daniel Ricciardo, que largou em segundo, se recusou a facilitar a vida do companheiro holandês e foi recompensando com o triunfo em uma surpreendente dobradinha da RBR. A dupla aproveitou muito bem a falta de sorte dos pilotos da Mercedes. Hamilton sofreu uma quebra de motor quando liderava a 15 voltas do fim e abandonou. Nico Rosberg foi tocado por Sebastian Vettel na largada, caiu para último, mas protagonizou uma reação espetacular e ainda completou o pódio. O domingo também não foi bom para os brasileiros. Felipe Massa, da Williams, teve uma pane no acelerador na volta de apresentação, precisou largar dos boxes, teve um pneu furado durante a corrida e terminou apenas em 13º. Felipe Nasr, por sua vez, abandonou com problemas nos freios da Sauber.

Com o resultado, a RBR adiou o iminente tricampeonato da Mercedes no Mundial de Construtores. Já no Mundial de Pilotos, Rosberg saiu no lucro. Ele, que tinha tudo para perder a liderança para Hamilton após cair para último viu a sorte virar ao seu favor com o abandono do companheiro. Restando cinco etapas para o fim do campeonato, o alemão alcançou 288 pontos e abriu 23 de vantagem para o britânico. A próxima etapa é já no próximo fim de semana, no Japão. 

Como Ricciardo construiu uma improvável vitória?

Quando Rosberg foi tocado por Vettel na largada e caiu para a última posição, tudo levava a crer que Hamilton estava com o caminho livre para uma vitória tranquila. Mas um safety car na 9ª volta mudou a história da corrida. Verstappen aproveitou para antecipar o primeiro pit stop, assumiu a liderança quando o inglês foi para os boxes e despontou como forte candidato à vitória. Com a segunda parada do holandês, Hamilton reassumiu a ponta e tentou abrir vantagem suficiente para voltar à frente quando fosse fizesse seu segundo pit stop. Em terceiro e tentando não deixar o piloto da Mercedes abrir, Max encontrou uma inesperada resistência do companheiro Ricciardo, que a princípio teria que parar mais uma vez nos boxes.

Ao contrário de Hamilton, o australiano decidiu se manter na pista até o fim e se colocou na briga pela vitória. Foi então que o motor do britânico quebrou. Ricciardo e Verstappen aproveitaram o novo safety car para parar nos boxes. Com pneus novos, o “aussie” não teve mais dor de cabeça para administrar a vantagem sobre o companheiro de RBR, algo que teria caso seguisse na pista até o fim com os compostos desgastados. É a quarta vitória de Ricciardo na carreira, a primeira na temporada. Um triunfo que vinha amadurecendo ao longo do ano, após a equipe austríaca desperdiçar duas chances com o piloto na Espanha e em Mônaco. No pódio, ele comemorou com o já famoso "shoey", bebendo champanhe dentro da sapatilha.

LARGADA: Pole position, Lewis Hamilton manteve a ponta. Sebastian Vettel, que partia da 5ª posição, tentou um inusitado mergulho por dentro de Verstappen na primeira curva, freou tarde demais e acabou batendo em Nico Rosberg. O alemão da Mercedes rodou, ficou na contramão e caiu para as últimas posições. Já Vettel quebrou a suspensão dianteira e abandonou. Daniel Ricciardo assumiu o segundo lugar, seguido por Sergio Pérez, Kimi Raikkonen e Max Verstappen.

1/56 - O safety car foi acionado. Felipe Massa, que teve problemas na largada, aproveitou para visitar os boxes. Kvyat, Gutiérrez e Magnussen também. O brasileiro retornou em 18º, atrás de Nasr.

3/56 - O carro de segurança deixou a pista e a relargada foi dada. Hamilton manteve a ponta.

7/56 - Precisando fazer corrida de recuperação, Rosberg ganhou as posições dos quatro pilotos que foram aos boxes, passou mais cinco na pista e em poucas voltas já aparecia em 12º.

7/56 - Com um furo no pneu, Felipe Massa precisou voltar aos boxes para mais um pit stop.

9/56 - Que susto! Romain Grosjean teve problemas no freio no fim da reta oposta e acabou na brita. O franco-suíço da Haas estava na 10ª colocação. O safety car virtual foi acionado e todos os pilotos precisaram manter um limite de velocidade.


10/56 - Rosberg, Verstappen, Pérez, Button, Hulk e Alonso foram alguns dos pilotos que aproveitaram o safety car virtual para fazerem seus primeiros pit stops. O alemão da Mercedes colocou pneus duros, enquanto holandês da RBR preferiu outro jogo de macios.

12/56 - Hamilton liderava a prova, seguido por Ricciardo e Raikkonen. Dos oito primeiros colocados, apenas Verstappen, em quarto, já havia parado nos boxes. O holandês estava a 17s do britânico da Mercedes. Nasr aparecia em 12º, e Massa em 19º.

14/56 - Fazendo ótima corrida de recuperação, Rosberg entrou na zona de pontuação rapidamente, aparecendo em nono já na 14ª volta.

16 a 20/56 - Disposto a recuperar o terreno perdido, Rosberg não perdeu tempo para ultrapassar Pérez e assumiu a oitava posição. Voando baixo, rapidamente chegou em Ericsson duas voltas depois, passou o piloto da Sauber e subiu para sétimo. No giro seguinte, foi a vez do alemão engolir Sainz e alcançar o sexto posto. Logo depois, a vítima foi Bottas. Com a impressionante escalada, Rosberg chegara no top 5 em 20 voltas.

21/56 - Hamilton e Raikkonen, enfim foram para os boxes, colocaram pneus duros, e retornaram em terceiro e quarto, respectivamente, logo à frente de Rosberg. Ricciardo assumiu a liderança provisória, seguido de Verstappen, que já tinha um pit stop. 

22/56 - Ricciardo fez sua primeira parada, optou por pneus duros e retornou em terceiro, entre Hamilton e Raikkonen. Verstappen assumiu a liderança da corrida, com 7s de vantagem sobre o inglês da Mercedes.

27/56 - Em segundo, Hamilton decidiu forçar o ritmo. Ele passou a ser o mais rápido da pista e começou a tirar a diferença para o líder Verstappen.

28/56 - Verstappen fez seu segundo pit stop, colocou pneus duros e retornou em terceiro, a 16s de Hamilton, que reassumiu a liderança, e a 10s de Ricciardo, segundo colocado.

29/56 - Após metade da prova completada, os cinco primeiros colocados se estabilizaram. Hamilton liderava, seguido por Ricciardo (+13s), Verstappen (+17s), Raikkonen (+22s) e Rosberg (+25s). Sem ter parado nos boxes ainda, Nasr era 14º. Com dois pit stops, Massa era o 16º.

32/56 - Rosberg fez seu segundo pit stop e colocou novo jogo de pneus duros. O alemão demorou a ser liberado, mas mesmo assim manteve a quinta colocação.

33/56 - Massa parou nos boxes pela terceira vez na prova e caiu para 17º. Nasr, enfim, fez a primeira parada e seguiu em 14º.

38/56 - Rosberg chegou de vez em Raikkonen, mergulhou por dentro na curva 2, chegou a tocar na Ferrari do finlandês e assumiu a quarta colocação. A direção de prova abriu investigação sobre a manobra.

39/56 - Terceiro colocado, Verstappen colou em Ricciardo. Mas quem esperava que o australiano deixasse o caminho livre para o companheiro, que vinha em tática diferente, se enganou. O aussie fez jogo duro e manteve a segunda posição.

41/56 - Líder da prova, Hamilton forçava o ritmo com objetivo de abrir vantagem suficiente para parar nos boxes e se manter em primeiro, à frente da dupla da RBR. Mas o inglês foi surpreendido quando seu motor "abriu o bico" e começou a pegar fogo. Era fim de prova para o piloto da Mercedes. “Oh, não!”, lamentou o britânico, que ficou desolado com a falta de sorte. Ricciardo assumiu a liderança, seguido por Verstappen e Rosberg.

42/56 - O safety car virtual foi acionado. Ricciardo, Verstappen e Rosberg aproveitaram para fazer mais um pit stop.

43/56 - Enquanto isso, Gutiérrez abandonou quando a roda dianteira direita de sua Haas saiu repentinamente.

44/56 - Rosberg foi punido com 10s pelo toque em Raikkonen durante a ultrapassagem. O tempo poderia ser cumprido em um eventual pit stop ou acrescido no tempo final de prova, caso não parasse mais nos boxes. Com 7s de vantagem para o finlandês, o alemão precisava abrir apenas mais um pouco para garantir o pódio.

46/56 - Como Verstappen precisou esperar Ricciardo para trocar pneus durante o safety car virtual, o australiano conseguiu construir uma vantagem de 2s sobre o companheiro de equipe e pôde ter mais tranquilidade na liderança. Além disso, ambos passaram a estar em igualdade de condições, com pneus macios novos.

48/56 - Felipe Nasr teve problemas no freio, recolheu para os boxes e abandonou.

56/56 - Daniel Ricciardo controlou a vantagem para Max Verstappen até a bandeirada e garantiu a vitória. Nico Rosberg conseguiu abrir mais de 10s de diferença para Raikkonen e assegurou o terceiro lugar no pódio. Bottas, Pérez, Alonso, Hulk, Button e Palmer completaram a zona de pontuação. Massa terminou em 13º.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024